NOTAS SOBRE A ANGÚSTIA E O DESEJO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

  • Aline Aguiar Mendes
  • Bruna Monteiro Hallak
  • Giovanna Figueiredo Boechat
  • Natália Amaral Guimarães de Lima Souza
Palavras-chave: Estudante Universitário, Urgência Subjetiva, Angústia, Desejo, COVID-19

Resumo

Esse artigo pretende apresentar uma breve reflexão acerca da angústia e do desejo em tempos de pandemia de COVID-19, a partir da experiência de acolhimento das urgências subjetivas de estudantes universitários realiza-das na Assistência Psicológica aos Estudantes da PUC Minas (APP). Atestamos que a importância desse disposi-tivo na instituição se efetiva pelo acolhimento das urgências subjetivas dos estudantes, nas quais há uma inten-sa angústia. A função do dispositivo APP em sua atual modalidade clínica consiste em um manejo temporal que possibilita a elaboração de um sofrimento no qual o sujeito se implica e faz uma questão, capaz de forne-cer uma “pista” em relação ao próprio desejo. Conclui-se que a função da APP nesses tempos de pandemia de COVID-19 não é liquidar a angústia, mas fazê-la falar para a invenção de um dizer, o que possibilita ao sujeito construir uma saída para a angústia a partir de seu próprio desejo.

Referências

ALBERTI, Christiane. Urgência e satisfação. In: Revista CURINGA, n. 48. Belo Horizonte: EBP-MG, 2019, p. 20-42.

DUNKER, Christian. Conversas com alunos(as) e professores(as) em quarentena. Belo Horizonte: Faculdade de Psicologia da PUC Minas, 22 de junho de 2020. 1 video 59m:28s. [Live]. Disponível em: https://youtu.be/0rRzuLkhqeQ. Acesso em: 21 de dez 2020.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 8: a transferência (1960-61). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro 10: a angústia (1962-63). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

RELATÓRIO APP. Entrevistas realizadas com ex-usuários da APP. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2019.

RUBIÃO, Laura. A urgência na experiência analítica. In: Revista CURINGA, n. 48. Belo Horizonte: EBP-MG, 2019, p.79-86.

VIEIRA, Marcus André. A ética da paixão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

VIEIRA, Marcus André. Notas sobre o desejo e o isolamento. Correio Express – Revista Eletrônica da Escola Brasileira de Psicanálise. São Paulo, 2020. Disponível em: .
Publicado
14-03-2021
Como Citar
MENDES, A. A.; HALLAK, B. M.; BOECHAT, G. F.; SOUZA, N. A. G. DE L. NOTAS SOBRE A ANGÚSTIA E O DESEJO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 5, n. 10, p. 17-24, 14 mar. 2021.
Seção
Texto de abertura