ANSIEDADE E TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DOIS PERIÓDICOS NACIONAIS

  • Bruna Karolina da Silva
  • Luiz Antonio Bernardes
Palavras-chave: Ansiedade

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar, por meio da revisão narrativa, a abordagem da ansiedade em adultos a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na literatura brasileira, especificamente em dois periódicos nacionais – a RBTCC e a RBTC. Os artigos selecionados nesta pesquisa têm como objetivo identificar diferentes conceitualizações de ansiedade, tratamentos, técnicas cognitivas e comportamentais, bem como os principais obstáculos para lidar com o problema. Os estudos utilizados como referência foram publicados entre os anos de 2010 e 2018. Eles demonstraram que os diagnósticos mais utilizados e correlacionados com a ansiedade foram: (1) transtornos de ansiedade generalizada; (2) transtorno de pânico; (3) fobia social e (4) transtorno de ansiedade social. O principal tratamento encontrado nas duas revistas para a ansiedade e os transtornos correlacionados foi a Terapia Cognitivo-Comportamental, evidenciando, em sua maior parte, eficácia para o tratamento. No entanto, após a análise desses artigos, observou-se que a quantidade de estudos publicados sobre o tema no período averiguado foi relativamente pequena, considerando que esses dois periódicos são as principais referências na área da Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil. A insuficiência de dados limita a compreensão sobre as particularidades da ansiedade no país e aponta para um conhecimento reduzido sobre o tema sob os olhares nacionais.

Referências

ALMEIDA, Cinthia; MARTINS, Eliana Melcher; ALARCON, Renata Trigueirinho Alar-con. Aplicação da Terapia Cognitivo-comportamental em Grupo na Ansiedade. Rev. Bras.Ter. Cogn. [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.32-41. ISSN 1808-568. Disponível em: . Acesso em: 12 set.2018.

BARLOW, D. Compreendendo o Pânico e a Ansiedade. Manual clínico dos transtornos psicológicos. 2. Ed Porto Alegre: Artmed. 1999.

BIBLIOTECA PROFESSOR DE CARVALHOS MATTOS. Tipos de revisão de literatura. 2015. Botucatu. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2018.

BROERING, Camilla. Volpato. Medo de escrever em público: um estudo de caso. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn [online] 2015, vol. 17, n 3, p. 84-91. ISSN 1982-354. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2018.

CASTILLO, Ana Regina GL et al. (2000). Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira Psi-quiátrica. 2000. Disponível em: . Aces-so em: 12 set. 2018.

CLARK, D, Beck, A. T. Terapia cognitiva para os transtornos de ansiedade. Porto Alegre: Artmed. 2012.

ENCHER Isabel Cristina. A revisão da literatura na construção do trabalho cientifico. Porto Alegre. 2001. V.22, n,2, p.5-21. Disponível em:
GUSMÃO, Estefanea Élida da Silva et al. Contribuições da terapia cognitivo-comportamental para o tratamento da fobia social. Rev.Bras.Ter. Cogn. [online].2013, vol. 9 n.3, p.118-125. Disponível em: . Aces-so em: 12Set. 2018.

KIRCHNER, Luziane; BUELA-CASAL, Gualberto; REIS, Maria. Terapia Cognitivo-Comportamental para dor e insônia em adultos. Revisão de ensaios clínicos. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn,[online] v. 19, n. 4, p. 102-118, 25, fev. 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 Set.2018.

KNAPP, P. (Col.) (2004). Principais técnicas. Terapia Cognitivo Comportamental na Práti-ca Psiquiátrica. p 133 a 158. Porto Alegre: Artmed.

LANTYER, Angélica da Silva et al. Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Uni-versitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn[online]. 2016, vol. 18, n 2, p. 4-19 ISSN 1982-3541. Disponível em: . Acesso em: 12 set.2018.

MELO, Wilson Vieira et al. Avaliação da ansiedade e do processamento da atenção em universitários através da tarefa de Stroop Emocional. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn [on-line]. 2012, vol. 14, n. 2, 23-35, ISSN 1982-3541. Disponível em: .Acesso em: 12 set.2018.

MORENO, André Luiz; CARVALHO, Rubem Gomes Neves de. Terapia cognitivo-comportamental breve para sintomas de ansiedade e depressão. Rev. Bras.Ter. Cogn. [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 70-75. ISSN 1982-3746. Disponível em: . Acesso em: 12 set.2018.

OLIVEIRA, Camila Rosa de. Terapia cognitivo-comportamental em pacientes neurológicos: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 17, n. 1, p. 54-67. 2014. Disponível em: . Acesso em: 12 Set.2018.

OLIVEIRA, Maria Ines Santana de. Intervenção cognitivo-comportamental em transtorno de ansiedade: relato de caso. Rev. Bras. Ter. Cogn. [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 30-34. ISSN 1808-5687.

PENIDO, Maria Amelia et al. O uso do teatro do oprimido no tratamento em grupo para transtorno de ansiedade social. Rev. Bras.Ter. Cogn.[online]. 2014. vol.10, n.1, p. 29-37. ISSN 1982-3746. Disponível em: . Aces-so em: 12Set.2018.

PERON, Nayara Benevenuto; SARTES, Laisa Marcorela Andreoli. Terapia cognitivo-comportamental no hospital geral: revisão da literatura brasileira. Rev. Bras. Ter. Cogn,Jun 2015, vol.11, n.1, pp.42-49. ISSN 1808-5687. Disponível em: . Acesso em: 12 set.2018.

PUREZA, Juliana da Rosa et al. Treinamento de habilidades sociais em universitários: uma proposta de intervenção. Rev. Bras. Ter. Cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 2-9. ISSN 1808-5687. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2018

SILVA, Juliana de Araújo Dutra; PADOVANI Ricardo da Costa; VIANA Milena de Barros. O Emprego do Biofeedback como Estratégia de Manejo do Estresse e da Ansiedade em Atletas: um Ensaio Clínico. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn [online]. 2016, vol.18, n. 3, pp. 17-29. ISSN 1982-3541. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2018.

SILVA, Tatiane Fidelis da. Terapia cognitivo-comportamental em pacientes com púrpura idiopática. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn[online]. 2016, Vol. 3, 58 – 69 ISSN 1982-3541. Disponível em: . Acesso em: 12 set.2018.

SOARES, Tárcio; CAMARGO, Jéssica; PIZZINATO, Adolfo. Efetividade de Terapias Cog-nitivo-Comportamentais em Grupo para o Transtorno de Pânico: Revisão Sistemática e Meta-análise. Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn[online]. 2013, Vol. 15, n.1, p.50-82. Disponível em:. Acesso em: 12 set. 2018.

WRIGHT, Jesse H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed. 2008.
Publicado
12-03-2021
Como Citar
SILVA, B. K. DA; BERNARDES, L. A. ANSIEDADE E TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DOIS PERIÓDICOS NACIONAIS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 5, n. 10, p. 173-187, 12 mar. 2021.
Seção
Artigos de temática livre