ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE ESTRESSE EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Arantxa Stipo Sforcini Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Murilo Fernandes de Araujo
  • Eugenia Andrea Suby
  • Eliana Cristina Chiminazzo Vicentini
  • Sônia Regina Fiorim Enumo
Palavras-chave: estratégias de enfrentamento, estudantes universitários, estresse

Resumo

É preocupante como o estresse vem acometendo os estudantes universitários, e que nem todos sabem como enfrentar a situação. Objetivo: Este estudo analisou as características teóricas e metodológicas de estudos empíricos sobre os efeitos adversos do estresse na saúde física e mental de estudantes universitários e suas estratégias de enfrentamento, também identificando os estudos com intervenção para o manejo do estresse nessa população. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com a pergunta norteadora: “Quais são os estressores e as estratégias de enfrentamento que os estudantes apresentam no contexto universitário segundo estudos publicados em língua portuguesa e inglesa nos últimos cinco anos?”. A busca foi feita nas bases eletrônicas dos PERIÓDICOS/CAPES, EBSCO Information Services e da Scientific Library Eletronic Online (SciELO), com os descritores em português e inglês: “estratégias de enfrentamento”, “estudantes universitários” e “estresse”, processados no software Rayyan. Retornaram 224 estudos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram lidos na íntegra 26 artigos diretamente relacionados aos temas: coping, estresse, resiliência, ansiedade e depressão. Resultados: A maior parte das publicações ocorreram entre 2017 e 2019, realizadas por pesquisadores americanos e chineses. O delineamento predominante foi quantitativo (n = 13), com amostras de 100-200 participantes de diversos cursos e 57,69% abordavam diretamente o estresse, indicando estressores mais frequentes o estresse acadêmico, pobreza, preconceito, discriminação e as barreiras linguísticas encontradas por estudantes intercambistas. Diferenças de sexo e a associação entre coping mal adaptativo e ansiedade ou depressão reforçam a importância do tema e trazem dados relevantes para estudos com intervenção. Dois estudos apresentaram projetos de intervenção com os alunos, visando promover estratégias de enfrentamento por meio do gerenciamento de estresse e identificação dos sentimentos e pensamentos negativos. Conclusão: O estresse acomete grande parte da população universitária, tornando indispensável propostas de intervenção para promover estratégias de enfrentamento mais adaptativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arantxa Stipo Sforcini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Enfermagem pela PUC Campinas, bolsista do FAPIC PUC Campinas.

Murilo Fernandes de Araujo

Doutorando em Psicologia pela PUC Campinas.

Eugenia Andrea Suby

Graduanda em Psicologia pela PUC Campinas.

Eliana Cristina Chiminazzo Vicentini

Doutora em Psicologia pela PUC Campinas.

Sônia Regina Fiorim Enumo

Professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ALDWIN, C. Stress and coping across the lifespan. In S. Folkman (Ed.), The Oxford Hand-book of stress, health, and coping. New York: Oxford University Press, 2011, p.15-84.

ALDWIN, C. M. Stress, coping, and development: An integrative perspective. New York: The Guilford Press, 2009.

*AREBA, E.M. et al. Religious coping, symptoms of depression and anxiety, and well-being among somali college students. Journal Religious Health, 2018, 57(1), 94-109. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10943-017-0359-3

*BARROS, M. S. P.; WILHELM, F. A. Estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas por jovens universitários no extremo norte do país. Revista Brasileira de Iniciação Científica, 2019, 7(1), 100-117. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022006000300005

*BHOWMIK, M. K.; CHEUNG, R.; HUE, M. T. Acculturative stress and coping strategies among Mainland Chinese university students in Hong Kong: A qualitative inquiry. The Amer-ican journal of Orthopsychiatry, 2018, 88(5), 550-562. Disponível em: https://doi.org/10.1037/ort0000338

*COIRO, M. J.; BETTIS, A. H.; COMPAS, B. E. College students coping with interpersonal stress: Examining a control-based model of coping. Journal of American College Health, 2016, 65(3), 177-186. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07448481.2016.1266641

COMPAS, B. E. et al. Coping with stress during childhood and adolescence: Problems, pro-gress, and potential in theory and research. Psychological Bulletin, 2001, 127(1), 87-127. Dis-ponível em: https://doi.org/10.1037/0033-2909.127.1.87

*DWIVEDI, A.; RASTOGI, R. Patterns of relationship between self-construal and coping style in college students. Indian Journal Of Health And Wellbeing, 2016, 7(1), 150-152.

*EISENBARTH, C. A. Coping with stress: Gender differences among college students. Col-lege Student Journal, 2019, 53(2), 151. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA594832698

*FOKAS, K.; SOYSA, C.K. Negative Emotion-focused coping mediates the relationships between neuroticism and psychological outcomes in college students. Psi Chi Journal of Psy-chological Research, 2017, 22(4), 258-269. Disponível em: https://doi.org/10.24839/2325-7342.JN22.4.258

*FRANKLIN, A. S. Religiousness, religious coping methods, and cognitive test anxiety among African-American college students. Journal of Mental Health, Religion & Culture, 2017, 19(9), 1000-1012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13674676.2017.1306501

*GNILKA, P. B. et al. Comparison of Coping, stress, and life satisfaction between Taiwanese and U.S. college students. Journal of Mental Health Counseling, 2015 37(3), 234-249. Dis-ponível em: https://doi.org/10.17744/mehc.37.3.04

*HENG, T. T. Coping strategies of international Chinese undergraduates in response to aca-demic challenges in U.S. colleges. Teachers College Record, 2018, 120(2), 1-42. Disponível em: https://repository.nie.edu.sg/bitstream/10497/20529/1/TCR-120-2-1.pdf

*HOUSTON, J. B. Randomized controlled trial of the resilience and coping intervention (RCI) with undergraduate university students. Journal of American College Health, 2016, 65(1), 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07448481.2016.1227826

JORM, A. F. Mental health literacy: Empowering the community to take action for better mental health. American Psychologist, 2012, 67(3), 231-243. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0025957

JUSTO, A. P.; ENUMO, S. R. F. Problemas emocionais e de comportamento em adolescen-tes: O papel do estresse. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, 2015 35(89), 350-370. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2015000200007&lng=pt&tlng=pt

LIBERATI, A. et al. (2009). The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: Explanation and elaboration. PLoS Medicine, 2009, 6(7), e1000100. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.100010

*LIHUA, Z. et al. Self-compassion and Confucian coping as a predictor of depression and anxiety in impoverished Chinese undergraduates. Psychological Reports, 2017, 120(4), 627-638. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0033294117700857

*MAHMOOD, Z.; IRSHAD, S.; SALEEM, S. Coping strategies of university students: A validation study. Unit of Clinical Psychology, 2015, 12(1), 8. Disponível em: http://www.jpps.com.pk/article/copingstrategiesofuniversitystudentsavalidationstudy_2453.html

*MAHMOUD, J. S. et al. The relationships of coping, negative thinking, life satisfaction, so-cial support, and selected demographics with anxiety of young adult college students. Journal of Child and Adolescent Psychiatry Nursing, 2015, 28(2); 97-108. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jcap.12109

MANCINI, M. C., & SAMPAIO, R. F. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2007, 11(1), 83-89. Dis-ponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

MODECKI, K. L. et al. Emotion regulation, coping, and decision making: three linked skills for preventing externalizing problems in adolescence. Child Development, 2017 88(2), 417-426. Disponível em: https://doi.org/10.1111/cdev.12734

*NIEGOCKI, K. L.; ÆGISDÓTTIR, S. College students' coping and psychological help-seeking attitudes and intentions. Journal of Mental Health Counseling, 2019, 4(2), 144-157. Disponível em: https://doi.org/10.17744/mehc.41.2.04

OUZZANI, M. et al. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Re-views, 2016, 5, 210. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4

PANZINI, R.; BANDEIRA, D. R. Coping (enfrentamento) religioso/espiritual. Archives of Clinical Psychiatry, 2007, 34(1), 126-135. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000700016

*PIÑA-WATSON, B. et al. Bicultural stress, coping, and psychological functioning among Mexican-descent and white college students. Journal of Clinical Psychology, 2019, 75, 1249-1266. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jclp.22767

PINTO-FOLTZ, M. D.; LOGSDON, M. C.; MYERS, J. A. Feasibility, acceptability, and initial efficacy of a knowledge-contact program to reduce mental illness stigma and improve mental health literacy in adolescents. Social Science & Medicine, 2011 72(12), 2011-2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2011.04.006

RICKWOOD, D. et al. Young people’s help-seeking for mental health problems. Australian E-Journal for the Advancement of Mental Health, 2005 4(3), 218-251. Disponível em: https://doi.org/10.5172/jamh.4.3.218

*SAJID, M. B. et al. Stress and coping mechanisms among college students. Journal of Paki-stan Psychiatric Society, 2017, 14(3), 31-35. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/922e/dbe2e1ad06aab3910b24b30b4c29b6f29373.pdf

*SHAKTHIVEL, N. et al. Level of perceived stress and coping strategies prevailing among 1st year medical undergraduate students: A cross-sectional study from south India. Interna-tional Journal of Medicine and Public Health, 2017, 7(2), 110-114. Disponível em: https://doi.org/10.5530/ijmedph.2017.2.22

*SHANKAR, P. R. et al. Stress and coping strategies among undergraduate nursing and med-ical students at American International Medical University, St Lucia. Education in Medicine Journal, 2019, 10(4), 23-30. Disponível em: https://doi.org/10.21315/eimj2018.10.4.3

*SINGH, R. Coping strategies among undergraduate students of Darbhanga, Bihar. Journal of Psychosocial Research, 2019, 14(1), 157-162. Disponível em: https://doi.org/10.32381/JPR.2019.14.01.17

SKINNER, E. A.; ZIMMER-GEMBECK, M. J. The development of coping. Annual Review of Psychology, 2007, 58(1), 119-144. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.58.110405.085705.

*STRAUD, C.; MCNAUGHTON-CASSILL, M. Self-blame and stress in undergraduate col-lege students: The mediating role of proactive coping. Journal of American College Health, 2018, 13(5), 1-7. Disponível em:https://doi.org/10.1080/07448481.2018.1484360

*TANG, W.; DAI, Q. Depressive symptoms among first-year Chinese undergraduates: The roles of socio-demographics, coping style, and social support. Psychiatry Research, 2018, 27(4), 89-96. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2018.09.027

TORQUATO, J. A., et al. Avaliação do estresse em estudantes universitários. Inter Science Place, 2010, 14(3), 140-154.

VOGEL, D. L., et al. Perceived public stigma and the willingness to seek counseling: The me-diating roles of self-stigma and attitudes toward counseling. Journal of Counseling Psychol-ogy, 2007 54(1), 40-50. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-0167.54.1.40

*WATSON, J.; WATSON, A. Coping Self‐Efficacy and Academic Stress Among Hispanic First‐Year College Students: The Moderating Role of Emotional Intelligence. Journal of Col-lege Counseling, 2016, 19(3), 218-230. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jocc.12045

WRIGHT, A. et al. What’s in a name? Is accurate recognition and labelling of mental disor-ders by young people associated with better help-seeking and treatment preferences? Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 2007 42(3), 244-250. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00127-006-0156-x

*YUN, K.; KIM, S.; AWASU, C. Stress and impact of spirituality as a mediator of coping methods among social work college students. Journal of Human Behavior in the Social En-vironment, 2019, 29(1), 125-136. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10911359.2018.1491918

*ZHAO, F. et al. The study of perceived stress, coping strategy and self-efficacy of Chinese undergraduate nursing students in clinical practice. International Journal of Nursing Prac-tice, 2014, 21(4), 401-409. Disponível em: https://doi.org/10.1111/ijn.12273

ZIMMER-GEMBECK, M. J.; SKINNER, E. A. Adolescents coping with stress: Develop-ment and diversity. The Prevention Researcher, 2008 15(4), 3-7. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA191015331

*ZVAUYA, R. et al. A comparison of stress levels, coping styles and psychological morbidity between graduate-entry and traditional undergraduate medical students during the first 2 years at a UK medical school. BMC Research Notes, 2017, 10(1), 93. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13104-017-2395-1
Publicado
31-10-2023
Como Citar
STIPO SFORCINI, A.; FERNANDES DE ARAUJO, M.; SUBY, E. A.; CHIMINAZZO VICENTINI, E. C.; FIORIM ENUMO, S. R. ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE ESTRESSE EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 7, n. 14, p. 202-218, 31 out. 2023.
Seção
Artigos de temática livre