HISTÓRICO

É com alegria que a Faculdade de Psicologia da PUC Minas apresenta à comunidade acadêmica a Revista Pretextos. Ou melhor, reapresenta, pois, o periódico, originalmente, foi um instrumento de registro e arquivamento do material produzido para a Jornada da Clínica do Departamento de Psicologia da PUC Minas, quando o curso ainda se restringia ao campus Coração Eucarístico. Os textos eram datilografados e de circulação interna. Hoje, a revista é resgatada e o seu escopo de publicação foi ampliado: a publicação visa incentivar a divulgação científica de estudos desenvolvidos na área da Psicologia por estudantes, docentes, profissionais e pesquisadores da PUC Minas ou de qualquer outra Instituição de Ensino Superior.

Pretextos reúne artigos provenientes de práticas de estágios, iniciação científica e extensão universitária e pesquisas de conclusão de curso (monografia). A atenção é dada aos textos produzidos durante ou em decorrência do processo da graduação, uma vez que a Faculdade de Psicologia da PUC Minas já possui a Psicologia em Revista[1], periódico que está sob os cuidados do Programa de Pós-graduação em Psicologia e que embora também possa contemplar em seu escopo produções de alunos de cursos de graduação, não tem estes como público preferencial.

Podem ser publicados textos em portugês ou em espanhol.

 

Missão

A revista Pretextos, periódico da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), visa incentivar a divulgação científica de estudos desenvolvidos por alunos da graduação em Psicologia da PUC Minas e de outras Instituições de Ensino Superior. A publicação reúne textos provenientes dos trabalhos de estágio, extensão, iniciação científica e conclusão de curso (monografia) produzidos durante a graduação, contemplando também artigos de Psicologia oriundos do contexto da pós-graduação, bem como escritos elaborados por professores e pesquisadores da área. Trata-se de um periódico semestral e que oferece acesso livre/aberto ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente material científico proporciona maior democratização do conhecimento. Destaca-se, no entanto, que as opiniões emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Podem ser publicados textos em português ou em espanhol. ISSN: 2448-0738.

 

Objetivos

  • Servir como um espaço de publicação e valorização das práticas realizadas pelo corpo discente e docente da graduação em Psicologia da PUC Minas e de outras Instituições de Ensino Supeior;

  • Veicular trabalhos científicos que possam contribuir com o avanço da Psicologia, a partir da diversidade de perspectivas teórico-metodológicas apresentadas, bem como pela apreensão crítica dos fenômenos abordados.

 

Qualis/CAPES

B1 (quadriênio 2017-2020).

 

Política de submissão

Devido ao grande número de contribuições recebidas para as edições já publicados, o período de submissão de artigos será aberto somente uma vez por ano (conforme cronograma que será divulgado em breve). No entanto, por se tratar de um periódico semestral, após avaliação, parte dos trabalhos recebidos serão selecionados para compor o volume referente ao primeiro semestre (janeiro/junho) do ano seguinte, e outros serão separados para o número referente ao segundo semestre (julho/dezembro) do mesmo ano. Aos autores é enviada uma carta de aceite certificando a aprovação de sua contribuição.

 

Política de seção / escopo

Serão aceitos artigos oriundos de trabalhos desenvolvidos durante a graduação, frutos de reflexões teórico-conceituais e metodológicas, com ou sem análises de dados empíricos, produzidos a partir de monografias (trabalhos de conclusão de curso) e de experiências de iniciação científica, de estágio ou de extensão. Contemplar-se-á também artigos de Psicologia produzidos por alunos dos cursos de Pós-Graduação da PUC Minas e de outras Instituições de Ensino Superior, e por professores e pesquisadores da área. Publica-se ainda resenhas e resumos de dissertações e teses, conforme orientações próprias para estes tipos de produções.

 

Política de triagem anti-plágio

Todos os artigos recebidos, antes de serem enviados para a avaliação cega de pares, serão verificados através do software CopySpider, uma ferramenta freeware desenvolvida para a identificação de cópia e apropriação inadequada de conteúdo de outros autores.

 

Politica de acesso aberto

A Revista Pretextos é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e académica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet.

 

Política de Direito de Autor

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.

 

Avaliação pelos pares – Double Blind Review

Os artigos e resenhas recebidas serão enviados para pareceristas ad hoc, de modo que cada produção passará por no mínimo duas avaliações. Fica a cargo da Equipe Editorial os cuidados para preservar as identidades de autores e avaliadores durante o processo – Double Blind Review. O parecer elaborado pelos avaliadores segue critérios estipulados pelos editores da revista, e deve ser enviado por eles à Equipe Editorial em no máximo trinta dias. Todos os autores receberão um retorno sobre a submissão de seus trabalhos (aceito, aceito com modificações, rejeitado).

 

Licença Creative Commons 4.0 - CC BY

Esta obra está protegida com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY.

 

LOCKSS / arquivamento seguro

A Pretextos utiliza o Sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do seu cache. Trata-se de um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

 

Preservação Digital

Assim como as demais revistas do Portal de Periódicos da PUC Minas, a Pretextos foi incorporada à Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana.

 

 

DIRETRIZES PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, RESENHAS E RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES

Acesse através da página Submissões (clique aqui).

 

 

INDEXADORES E BASES DE DADOS
         

 

__________

[1] Psicologia em Revista. Belo Horizonte: PUC Minas, 2000-. ISSN 1678-9563. Quadrimestral. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista>.