A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência.
Resumo
Resumo
Este artigo aborda a temática da violência contra a infância e a adolescência com foco na revelação das situações de violência e seus desdobramentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em três instituições da cidade de Santa Maria-RS: duas escolas e uma unidade básica de saúde. Nessas se procurou identificar como os profissionais vivenciam as situações de violência e a denúncia. Para tanto, utilizaram-se técnicas de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os resultados apontam problemas associados à revelação e à notificação. No que diz respeito à revelação, o rompimento do silêncio está relacionado à escuta e ao comprometimento por parte dos profissionais. Com relação à notificação, identificou-se que muitos casos não tiveram resolutividade por parte das instituições de proteção e responsabilização. Sentimentos de medo, impotência e revolta foram identificados como resultado da vivência próxima à situação de violência e à não credibilidade das instituições.
Abstract
This article aims at debating violence against childhood and adolescence, focusing on the disclosure of situations and their consequences. It is a qualitative research carried out in three institutions in Santa Maria, Rio Grande do Sul State: two schools and one basic health unit. The objective was to identify how professionals dealt with violent situations
and the report to the police. For such, the technique of semi-structured interviews and focused groups was used. Results indicated problems related to disclosure and notification. Concerning disclosure, the breaking of silence was related to the professionals’ listening and commitment. As to notification, many cases were not solved by the institutions of protection and responsibility. Some feelings such as fear, weakness and disgust were identified as a result of living close to violent situations, and as a consequence of the lack of credibility related to the institutions.
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