O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 4MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos para submissão a revista eletrônica: artigos científicos originais; artigos de revisão/atualização; relatos de casos; comunicações e resumos expandidos, conforme caracterizados nos subitens seguintes.

Os artigos deverão ser apresentados em Microsoft Word - Office 2003, folha formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, margens de três centímetros, com páginas numeradas e linhas numeradas (numeração contínua). O critério de normalização adotado será o da ABNT – Padrão PUC Minas de normalização http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf

 

6.1 Artigo Científico Original: Número máximo de páginas: 15 (desde que não ultrapassem 2MB). As seções do Trabalho devem ser apresentadas na ordem que se segue:

Título: Em português e inglês.

Autores: Nomes dos autores, com identificação da instituição a que pertencem. O autor para correspondência deve ser indicado e deve ser explicitado o endereço completo, telefone e e-mail. Na publicação só será informado o endereço eletrônico do autor para correspondência.

Resumo: em português e inglês, com no máximo de 1500 caracteres (com espaços), parágrafo único.

Palavras-chave: em português e inglês, contendo no mínimo 03 e no máximo 05 palavras-chave.

Introdução: Exposição do problema com fundamentação na literatura pertinente, justificativa de sua relevância e objetivos do trabalho.  Deve ser sucinta.

Desenvolvimento: Compreende a revisão da literatura, metodologia e exposição da pesquisa.

 

  • Revisão da Literatura: compõe-se da evolução do tema e idéias de diferentes autores sobre o assunto. Deve conter citações textuais ou livres, com indicação dos autores conforme norma

·         Metodologia: Citar a população pesquisada, o delineamento experimental, o material envolvido, a descrição dos métodos usados (entrevista, questionário, observação, experimental, entre outros) ou referenciar os métodos utilizados. Citar o protocolo de aprovação pelo CEUA PUC Minas ou CEP, quando pertinente.

  • Resultados e Discussão: Apresentar clara e objetivamente os principais resultados encontrados com discussão. Esta exposição da pesquisa é a análise dos fatos apresentados, ou seja, os dados obtidos, as estatísticas, comparações com outros estudos e outras observações (Padrão PUC Minas de Normalização de Artigos Científicos).

 

Conclusões: Embasadas nos objetivos e resultados obtidos.

 

Ilustrações: Devem inseridas no corpo do artigo, em formato digital JPG ou TIF, com tamanho real de no mínimo 1000 pixel na horizontal e altura proporcional, incluindo títulos, legendas e fontes.

 

6.2 Artigo de Revisão/ Atualização: Reúne as principais idéias e fatos de determinado assunto publicado e estabelece relações entre eles. As seções iniciais Título; Autores; Resumo e Palavras-chave seguem as mesmas orientações relacionadas para artigos científicos originais (item 2.2.1). Seções do corpo do texto: Introdução; Desenvolvimento podendo ser dividido em itens e subitens e Conclusões. Número máximo de páginas: 15.

6.3 Relatos de Caso: Artigo resultante da observação de caso específico, apresentando conclusões com características peculiares que contribuem para a literatura área. Divulgação de ocorrências não planejadas relevantes. As seções iniciais Título; Autores; Resumo e Palavras-chave seguem as mesmas orientações relacionadas para artigos científicos originais (item 2.2.1). Seções do corpo do texto: Introdução, Casuística, Discussão e Conclusões (quando pertinentes). Número máximo de páginas: 05

6.4 Comunicação: Artigo curto, sem detalhes, sobre um trabalho científico que ainda está sendo realizado, relatando resultados preliminares de pesquisa. Consiste no relato de resultados parciais de um trabalho experimental, ocorrências, diagnósticos, entre outros. As seções Título; Autores e Palavras-chave seguem as mesmas orientações relacionadas para artigos científicos originais. Seções: Título (em português e inglês); Corpo do texto não dividido em seções; e palavras-chave (em português e inglês). Número máximo de páginas: 05.

6.5 Resumo Expandido: Resumo expandido originado do Trabalho de Conclusão de Curso. As seções Título; Autores e Palavras-chave seguem as mesmas orientações relacionadas para artigos científicos originais. Seções: Título (em português e inglês); Corpo do texto não subdividido em seções; e palavras-chave (em português e inglês). Número máximo de páginas: 05.

6.6 Resenha de Livro: Trabalho de síntese, publicado logo após a edição de uma obra, tendo por objetivo servir como veiculo de critica e avaliação. As seções Título; Autores e Palavras-chave seguem as mesmas orientações relacionadas para artigos científicos originais. Seções: Título (em português e inglês); Corpo do texto não dividido em seções; e palavras-chave (em português e inglês). Número máximo de páginas: 05.

Para todos os formatos de publicação seguir o referencial abaixo:

Citações Bibliográficas

Citações no texto deverão ser feitas de acordo com norma acima referida

Referências

As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética, alinhadas somente à esquerda, em espaço simples. Deve-se utilizar espaço duplo entre as referências.

 

RESENHA

Resumos de livros publicados recentemente, definido a convite, pelos editores.

RESUMOS

Resumos de eventos realizados pela comunidade acadêmica na PUC Minas

NOMINATA DOS AVALIADORES

NOMINATA 2015

Sinapse Múltipla - Nominata de Avaliadores ad hoc 2014

Diogo França Dias Bráulio Santos – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Elisa Teixeira de Faria – Centro Universitário UMA.

Henrique Viana Pereira – Faculdade Mineira de Direito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Isabella Bias Fortes – Departamento de Medicina Veterinária, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Luciana Resende Allain – Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Laboratório de Educação, Departamento de Ciências Biológicas.

Magda Francisca Gonçalves Rocha – Departamento de Fisioterapia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Maria da Consolação Magalhães Cunha – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Secretaria de Saúde, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Revista Sinapse Múltipla

 

CONTATO

Rua do Rosário, 1081 – Bairro Angola - Betim, MG – Brasil

CEP: 32604-115

Tel: +55 (31) 3539-6837 E-mail: sinapsemultipla@pucminas.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.