Políticas Públicas de Educação: o PIBID uma forma de fazer o direito à Educação acontecer

Robson Figueiredo Brito

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado em Letras a respeito de posicionamentos identitários de estudantes universitários que participaram do PIBID, na PUCMINAS.  Ocupa-se em descrever as diretrizes do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência preconizadas em documentos de referência que o instituíram em nosso país como parte da Politica Nacional de Educação, e as que se apresentam no quadro do projeto de iniciação à docência no âmbito da PUC Minas, em especial o das Licenciaturas em Letras e Filosofia, cursos cujos estudantes são investigados por esta pesquisa e, também indicar que esse programa se estabeleceu como  uma forma de fazer o direito  à Educação acontecer.  Evidencia-se uma breve discussão sobre a problemática da formação do professor e da construção de sua identidade acadêmica e profissional, a partir de dois estudos, Gatti (2010) e Auarek (2014), que contribuem para compreender esse fenômeno contemporâneo da esfera da política da educação nacional, particularmente, a da formação e da atuação de professores, em pleno processo de transformação, temáticas caras ao PIBID preconizados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. 


Texto completo:

PDF

Referências


AUAREK. Wagner Ahmad. Cenários da condição docente na contemporaneidade. In: SOUZA, João Valdir Alves de, DINIZ, Margareth e GOMES, Miria Gomes de. Formação de professores (as) e condição docente. Belo Horizonte: UFMG, 2014.p.205-218.

BRASIL Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão DEB 2009 – 2014. Brasília: DEB/CAPES, 2014a. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2016.

BRASIL Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID: relatórios e dados. Brasília: CAPES, 2014b. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2016.

BRASIL. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Portaria no 72, de 9 de abril de 2010. Dá nova redação a Portaria que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no âmbito da CAPES. Diário Oficial da União, Brasília, 12 abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2016.

BRITO, Robson Figueiredo B862e Um estudo da construção de posicionamentos identitários assumidos por estudantes pibidianos em relatos orais sobre a temática do tornar-se professor / Robson Figueiredo Brito, Belo Horizonte, 2016. 296 f.: il.

GATTI, Bernardete A. (Coord.). Atratividade da carreira docente no Brasil. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009, 85p.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4.. ed. Petrópolis: Vozes, 2002


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Virtuajus