LUGARES DO SABER KAINGANG: CULTURA E ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Fernanda Machado Dill Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ayrton Portilho Bueno Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2019v26n39p183

Palavras-chave:

Arquitetura escolar; educação indígena; Aldeia Kondá; Cultura Kaingang

Resumo

Este artigo trata da análise dos diversos espaços voltados para a educação indígena Kaingang na Aldeia Kondá. Ao analisar a comunidade percebe-se que a educação das futuras gerações transcende o espaço escolar formal e transita por outros lugares que possibilitam o protagonismo tanto das crianças quanto de anciãos e professores da comunidade. A partir da observação participante e dos registros de história oral, essas novas formas de aprender e de ensinar são discutidas e relacionadas frente à cultura e à legislação vigente sobre a educação escolar indígena.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Dill, F. . M., & Bueno, A. P. (2020). LUGARES DO SABER KAINGANG: CULTURA E ESPAÇO ESCOLAR. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 26(39), 183. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2019v26n39p183