CONVERSA EXPANDIDA:

POR UM MODELO DE PROJETAÇÃO TECTÔNICO

Autores

  • Marina Ferreira Borges Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2021v28n42p280-315

Palavras-chave:

Ensino de Arquitetura. Ensino de Projetos. Ensino de Estruturas. Teoria Crítica da Tecnologia.

Resumo

A conversa expandida refere-se a uma reflexão epistemológica sobre os impactos que a reconstrução da relação entre arquitetos e engenheiros pode suscitar. Ancorada nos preceitos da Teoria Crítica da Tecnologia, buscou-se desenvolver uma abordagem interdisciplinar para a prática de projetação para além dos princípios de racionalidade instrumental, identificando as possibilidades de reconstrução dos mecanismos de produção e reprodução do campo por meio da construção de um código técnico tectônico, avaliando-se também o papel da Universidade. 

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Biografia do Autor

Marina Ferreira Borges, Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Marina Ferreira Borges é aluna de doutorado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG, Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2015) e possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (2006) e em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC (2012). 

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Borges, M. F. (2022). CONVERSA EXPANDIDA:: POR UM MODELO DE PROJETAÇÃO TECTÔNICO . Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 28(42), 280–315. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2021v28n42p280-315