A preservação da arquitetura moderna de Belo Horizonte: Relato de uma experiência
Résumé
Este artigo trata de uma análise de ações de preservação da arquitetura moderna de Belo Horizonte, realizadas entre 2002 e 2004 pela Gerência do Patrimônio Histórico Urbano e pelo Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design Casa do Baile, da Prefeitura de Belo Horizonte. A importância histórica e cultural do patrimônio arquitetônico moderno da cidade é evidenciada pela análise de suas características específicas. Em seguida, relata-se a realização do Inventário da Arquitetura Moderna de Belo Horizonte e apresenta-se sua versão multimídia, com a explicitação de seus pressupostos conceituais e a descrição de sua interface interativa.É relatada também a realização de uma exposição que recriou o tempo modernista mediante referências à vida cotidiana, ao ambiente urbano, ao vínculo entre ética e estética - entendida como vibração comum de uma sociedade - e que apresentou o Inventário Multimídia à comunidade de Belo Horizonte. Essas ações são avaliadas como novas formas de documentação e valorização do patrimônio arquitetônico moderno.
Palavras-chave: Arquitetura moderna; Patrimônio cultural moderno; Preservação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.