Produção seriada e individualização na arquitetura de moradias
Abstract
A pré-fabricação na arquitetura de moradias ainda costuma ser associada a obras de grande porte, repetição, monotonia e, sobretudo, impossibilidade de participação dos usuários na concepção do produto. Em contraponto a essas associações, faz-se aqui uma análise comparativa da arquitetura e de outros campos da cultura material contemporânea (vestuário, automóveis, alimentos e brinquedos), evidenciando-se as muitas formas possíveis de individualização de produtos e usos a partir de componentes pré-fabricados. Objetiva-se demonstrar que, na arquitetura de moradias, a produção seriada também pode ser organizada em favor da individualização, embora essa possibilidade tenha sido raramente realizada até agora.
Palavras-chave: Habitação; Moradia; Pré-fabricação; Individualização; Cultura material.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.