Os quintais e a morada brasileira
Abstract
O quintal é um elemento freqüentemente esquecido dos estudos sobre a paisagem urbana. Esquecido porque a maior parte dos estudos do habitat não construído propõe um olhar sobre e a partir dos espaços públicos, como é o caso das análises sobre as praças, ruas e fachadas. Ora, o quintal é justamente aquele espaço velado, não acessível ao olhar público, e que, no entanto, constitui uma parcela considerável dos espaços urbanos residenciais. O argumento central deste trabalho é que a existência dos quintais constitui uma característica singular das cidades brasileiras, significativamente diferentes dos pátios internos e dos fundos de lote existentes em outras cidades ocidentais.
Palavras-chave: Quintal; Forma urbana no Brasil; História da cidade brasileira.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.