Crise, persuasão e o universo cultural do barroco - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2011v18n22p90

Autores

  • Rodrigo Baeta

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2011v18n22p90

Palavras-chave:

Barroco, crise, persuasão.

Resumo

A arte barroca perseguiria, incondicionalmente, a elaboração de
um discurso de qualidade altamente retórica com o objetivo de
alcançar a meta final da persuasão. As motivações que impulsionariam o exercício da persuasão estariam vinculadas à construção de estratégias de propaganda empreendidas pela Igreja e pelos governos autoritários, em crise constante por causa do colapso econômico, político, mas principalmente devido às revoltas sociais que se desenhavam na esfera das sociedades seiscentistas, um panorama conturbado que se estenderia à próxima centúria. Por meio do artifício da imaginação e da fantasia, logo, da dramatização e da teatralização das expressões visibilísticas, os artistas, comprometidos com as monumentais estruturas de
poder, construiriam um sedutor discurso de alto teor retórico que
revelaria, simbolicamente, o caráter grandioso da Igreja e dos
impérios absolutistas, dirigindo as massas a um comportamento
adequado de apoio e subordinação aos governos.

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Referências

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Publicado

2012-05-16

Como Citar

Baeta, R. (2012). Crise, persuasão e o universo cultural do barroco - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2011v18n22p90. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 18(22), 90. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2011v18n22p90