A construção de um olhar sobre a arquitetura na fotografia de Francesca Woodman (1960-1981) - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n27p26
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2013v20n27p26Palavras-chave:
fotografia, semiologia, alegoria, arquitetura, espaço construído, estranhamente familiar.Resumo
Este artigo propõe fundamentar a existência de um olhar da fotografiasobre a arquitetura, a partir da obra de Francesca Woodman(1960-1981). Esse olhar compreende o real fotográficocomo um campo de representação que recria a realidade, pormeio de denotação (dados fotográficos) e expressão (linhasalegóricas). Argumento, assim, que a experiência da obra deWoodman pode operar a movimentação de estruturas estáveisda percepção de mundo do sujeito no que concerne aoambiente construído, abrindo lugar para que novas questõessobre a arquitetura sejam ventiladas a partir da fotografia.Downloads
Referências
ADAMS, Robert et. al. New topographics. Tucson, AZ: Center for Creative Photography, University of Arizona; Rochester, NY: George Eastman House International Museum of Photography and Film; Göttingen: Steidl, 2010.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BECHER, Bernd & HIlla; ZWEITE, Amin (ed). Typologies. Massachusetts Institute of Technology, 2004.
CHANDES, Herves (ed), WOODMAN, Francesca. Francesca Woodman. The Estate of Francesca Woodman, New York, 1998.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.
ECO, Umberto. A estrutura ausente. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
FONTCUBERTA, Joan. Caixa de Pandora. Barcelona: Gustavo Gili, 2010a.
FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 2010b.
HUCHET, Stéphane. Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: Edusp, 2012a.
HUCHET, Stéphane. Intenções espaciais: a plástica exponencial da arte (1900-2000). Belo Horizonte: C/Arte, 2012b.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.
KRAUSS, Rosalind E. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
STRUTH, Thomas. Thomas Struth: unconscious places. München: Schirmer/Mosel, 2012.
STRUTH, Thomas. Thomas Struth 1977 – 2002. Catalog of the exhibition organized by the Dallas Museum of Art, 2002
VIDLER, Anthony. The architectural uncanny: essays on the modern unhomely. Cambridge: MIT Press, 1992.
WOODMAN, Francesca. Francesca Woodman: catálogo da exposição. San Francisco Museum of Modern Art; D. A. P. Edição: KELLER, Corey. New York: Art Publishers, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.