RUSKIN DIGITAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE A NATUREZA DO ORNAMENTO NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Diogo Ribeiro Carvalho PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2017v24n35p134

Palavras-chave:

Ornamento contemporâneo. John Ruskin. Textura. Padrão.

Resumo

Desde 1990 uma condição ornamental tem sido instalada na arquitetura contemporânea. O presente artigo pretende apresentar a teorização que Lars Spuybroek faz do ornamento contemporâneo a partir de John Ruskin e discutir alguns projetos à luz de conceitos como textura, padrão, variação e mutabilidade. Se o retorno do ornamento é visível, é necessário o entendimento de sua natureza, de seus modos de operação e de seus contextos de aparição. Para tanto, o artigo realiza uma discussão da literatura mais recente sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Ribeiro Carvalho, PUC Minas

Arquiteto e Urbanista pela UFMG, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (NP-GAU). Professor do Departamento de Arquitetura da PUC Minas. Contato: diogo.pucminas@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Carvalho, D. R. (2018). RUSKIN DIGITAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE A NATUREZA DO ORNAMENTO NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 24(35), 134. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2017v24n35p134