Doença Periodontal: Patógenos e Prematuridade

Autores

  • Elizete da Rocha Vieira de Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.
  • Durval Batista Palhares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.
  • Pedro Alves Campos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMG.
  • Anna Maria Migliolli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.
  • Francisco de Oliveira Vieira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.
  • Marilene Garcia Palhares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.
  • Almir de Sousa Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.

Resumo

A doença periodontal engloba uma série de alterações que ocorrem no periodonto a partir da formação
do biofilme dental, caracterizado pela presença de uma gama de micro-organismos. Alguns destes,
pelas suas características singulares, são fortemente associados à patologia, tais como Aggregatibacter
actinomycetemcomitans e Porphyromonas gingivalis. O objetivo deste trabalho é selecionar e avaliar
artigos que abordem as características destes micro-organismos, com ênfase nos mecanismo de ação,
fatores de virulência, e doenças relacionadas, bem como arrolá-los aos ensaios envolvendo a
prematuridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete da Rocha Vieira de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), Especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz ( 1989), Especialização em Saúde da Família - UFMS (2006) , Especialização em Formação Docente na Área Técnica da Saúde FIOCRUZ (2009), Especialização em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde - IEP/HSL (2010), Especialização em Processos Educacionais -IEP/HSL (2012), Mestrado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (1999), Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste (2014). Atualmente Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -FAMED/UFMS. Tem experiência na área de Saúde Pública, Saúde da Família e Comunidade, Processos Educacionais em Saúde com ênfase em Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária, Saúde Materno-infantil, Saúde da Criança, saúde da Mulher, Processos Educacionais em Saúde e Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem.

Durval Batista Palhares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1975), residência em pediatria pela mesma universidade. Mestrado (1984) e Doutorado (1988) em Pediatria pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Fez Pós-Doutoramento na Case Western Reserve University- RBCH, Cleveland - OHIO/USA. Atualmente faz parceria em projeto de pesquisa da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Departamento de Pediatria desde 2005. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria -Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo do Recém-Nascido Pré-Termo, leite humano evaporado, leite humano e leite humano de banco, aditivo de leite humano liofilizado. Acompanha o Centro de Infusão de Doenças Lisossômicas e tem parceria com a UFRG (Porto Alegre) com projeto pelo CNPq. Atualmente está envolvido num estudo do paciente com FOP (fibrodisplasia ossificante progressiva), junto com o Centro de Desenvolvimento de Modelos Experimentais em Medicina e Biologia - EPM/São Paulo. Orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Pós-Graduação de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS. 

Pedro Alves Campos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMG.

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Morfologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia,Histologia Geral e Especial , Histologia Dental e Patologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia, Citologia, Histologia, Embriologia e Patologia. 

Marilene Garcia Palhares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.

Possui graduação pela FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE LINS(1979), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PERIODONTIA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO- FACULDADE DE ODONTO(1997), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(1982), especialização em Reabilitação Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP(1987) e mestradopela FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO-USP(1987). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia.

Almir de Sousa Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.

Graduado em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984); Mestre em Fisiologia e Farmacologia (Ciências Biológicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989); Doutor em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (1996) com bolsa sanduiche na Cleveland Clinic Foundation-Ohio/USA; Pós-doutor (PDE - CNPq 2007-2009) na University of Akron-OH/USA. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Fisiologista e Biologista Molecular desenvolvendo suas principais linhas de pesquisa: [1] Genômica funcional do SRA e os fatores de transcrição da família Sry-Sox, humano e de rato, bem como seu papel na hipertensão e sua relação com os eixos ECA/AII/At1 e ECA2/A1-7/Mas; [2] Vias moleculares envolvidas no mecanismo fisiopatológico da ossificação heterotópica na Fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP), em modelo de PBMC; [3] Diagnóstico molecular e determinação do perfil etiológico da sepsia bacterianana neonatal precoce.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Barros, E. da R. V. de, Palhares, D. B., Campos, P. A., Migliolli, A. M., Vieira, F. de O., Palhares, M. G., & Martins, A. de S. (2017). Doença Periodontal: Patógenos e Prematuridade. Arquivo Brasileiro De Odontologia, 10(1), 1–14. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/Arquivobrasileirodontologia/article/view/14902