Diagnóstico tomográfico do querubismo: relato de caso

Autores

  • Adriane Soares Marçolla Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Filipe Trindade Barroso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Natalia Myrrha Simões Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Claudia Scigliano Valerio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Claudia Assunção e Alves Cardoso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Amaro Ilídio Vespasiano Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Flávio Ricardo Manzi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Resumo

O querubismo é uma doença óssea rara da infância que afeta os ossos gnáticos. Sem predileção racial,
acomete o sexo masculino duas vezes mais que o sexo feminino. Apesar de hereditário, casos isolados
são mencionados na literatura revista. Para a obtenção do diagnóstico é importante o somatório dos
exames clínicos, imaginológicos, história familiar e exame histopatológico. Este trabalho relata um
caso típico de querubismo em uma criança de 8 anos, avaliada através de imagens tomográficas
computadorizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Trindade Barroso, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Graduando em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Monitor de Embriologia pelo ICBS (instituto de ciências biológicas e da saúde) da PUC-MG no segundo semestre de 2013. Monitor de Anatomia de Cabeça e Pescoço pelo ICBS (instituto de ciências biológicas e da saúde) da PUC-MG por todo o ano de 2014. Trabalho apresentado na semana acadêmica do ICBS, sobre o tema Tabagismo, com publicação nos anais do evento.

Natalia Myrrha Simões, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Natural de Belo Horizonte, casada, 27 anos de idade. Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Especialista em Endodontia pela Facsete (2017). Mestranda em Clinicas Odontológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Aperfeiçoamento em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (2016). Aperfeiçoamento em Endodontia (2015). Capacitação em Toxina Butolinica e Preenchimento Facial (2015).

Claudia Scigliano Valerio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialização em Odontopediatria pela Profis/USP Bauru, especialização em Ortodontia pela PUC-MG, MBA em Gestão de Saúde pela FGV-MG, mestrado em Clínicas Odontológicas pela PUC Minas e doutorado em Clínicas Odontológicas pela PUC Minas. É professora do Curso de Especialização em Ortodontia do CEO-IPSEMG e do Curso de Especialização em Radiologia do CEO-IPSEMG e do IES. 

Claudia Assunção e Alves Cardoso, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica (2007). Mestre em Radiologia pela PUC-MG (2010). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Radiologia Odontológica e Clinica Odontológica.

Amaro Ilídio Vespasiano Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), Mestrado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), Doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e Pós-Doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico radiográfico, diagnóstico por imagem, radiação ionizante, efeitos biológicos (radiobiologia e radioproteção) e tomografia computadorizada.

Flávio Ricardo Manzi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Pós - Doutorado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (2006-2009) e Pós - Doutorando na Universidade Complutense de Madrid (Espanha - 2015 - 2016) Atualmente é Professor adjunto IV da PUC Minas. (Graduação e Pós-Graduação nos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia) Coordenado da Residência de Radiodiagnóstico e Tomografia Computadorizada da PUC-Minas. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Odontologia da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Marçolla, A. S., Barroso, F. T., Simões, N. M., Valerio, C. S., Cardoso, C. A. e A., Silva, A. I. V., & Manzi, F. R. (2017). Diagnóstico tomográfico do querubismo: relato de caso. Arquivo Brasileiro De Odontologia, 10(1), 40–45. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/Arquivobrasileirodontologia/article/view/14912