O TRABALHADOR-CONSUMIDOR NO PANÓPTICO PÓS-MODERNO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7999.2021v24n47p327-341Palavras-chave:
panóptico, big data, trabalhadores, consumidoresResumo
O estudo avalia o mundo contemporâneo e as consequências do uso das redes sociais na vida das pessoas. Analisando os conceitos de big data e do big other, busca contextualizar a captura da subjetividade da pessoa trabalhadora e consumidora. Nesse contexto, se desenvolve a ideia do panóptico de Jeremy Benthan, mostrando seu refinamento pela sociedade do controle, retratando a sua atualidade como condicionadora de atitudes e captura de mais valia pelo trabalho, pelo consumo e pela extração de dados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-06-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
A inscrição de algum trabalho implica a cessão de direitos autorais à Revista, comprometendo-se o autor a não enviar o artigo para outro veículo antes da data prevista para publicação.