KIERKEGAARD ENTRE A EXISTÊNCIA E O NIILISMO

Autores

  • Jean dos Santos Vargas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p657

Resumo

RESUMO

Considerando as noções de existência e niilismo, o presente artigo pretende mostrar como essas temáticas estão conectadas no pensamento de Soren Kierkegaard. A ideia central consiste em argumentar que o caminho que passa do niilismo para a fé é o da existência e este ponto é imprescindível para tornar-se livre. Este artigo também tem como objetivo apontar para as relações entre a filosofia da existência de Kierkegaard e seu legado com o existencialismo e o niilismo, tais como emergem nas décadas subsequentes. Para tanto, será necessário travar algumas digressões em torno da fortuna crítica de Kierkegaard e cotejá-las com as suas intenções na primeira metade do século XIX. A ideia consiste em mostrar como a emergência do niilismo e a reflexão sobre a existência estão contrapostas ao cenário da religiosidade cristã.

PALAVRAS-CHAVE: Existência. Existencialismo. Humanismo. Niilismo. Liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean dos Santos Vargas

Possui bacharelado e mestrado em Filosofia pela UFMG . Atualmente é doutorando em Filosofia na mesma instituição. Tem experiência na área de Filosofia, com interesse em Soren Kierkegaard, ética, antropologia filosófica, filosofia da religião, romantismo alemão e niilismo.

Downloads

Publicado

2016-01-03

Como Citar

Vargas, J. dos S. (2016). KIERKEGAARD ENTRE A EXISTÊNCIA E O NIILISMO. Sapere Aude, 6(12), 657. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p657

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER