O CONCEITO DE PERSONALIZAÇÃO DE LIPOVETSKY COMO CHAVE PARA ENTENDER A NOÇÃO DE PÓS-VERDADE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p235-249Palavras-chave:
Personalização, Individualismo, Hipermodernidade, Pós-verdadeResumo
O presente artigo tem em vista analisar a proposta de Gilles Lipovetsky que caracteriza a nossa época como hipermoderna a partir do processo de personalização. Procuramos evidenciar que tal processo de personalização conduz a um individualismo que se manifesta de forma nítida em uma dinâmica consumista interferindo na relação do sujeito com a sociedade e ao mesmo tempo procuramos evidenciar em que medida a pós-verdade é uma consequência direta desse processo. Para tal objetivo iniciamos com o tema do individualismo e como ele foi proposto por Louis Dumont; em seguida analisamos como o termo para caracterizar a nossa época se torna em si uma questão problemática a partir da visão de diversos autores, para depois focarmos no conceito de personalização formulado por Gilles Lipovetsky e tentar compreender em que medida esse processo conduz à noção de pós-verdade e ao mesmo tempo pensar a tarefa da filosofia diante desse cenário.
PALAVRAS-CHAVE: Personalização. Individualismo. Hipermodernidade. Pós-verdade.
ABSTRACT
The present article aims to analyze the proposal of Gilles Lipovetsky that characterizes our time as the hypermodern era from the process of personalization. We try to show in this article that this process of personalization leads to an individualism that manifests itself clearly in a consumerist dynamic interfering in the relation of the subject with the society and at the same time we try to evidence to what extent the post-truth is a direct consequence of this process . For this purpose we began with the theme of individualism and as it was proposed by Louis Dumont, then we analyze how the term to characterize our age becomes a problematic issue from the perspective of several authors and then focus on the concept of personalization formulated by Gilles Lipovetsky to try to understand to what extent this process leads to the notion of post-truth and at the same time to think the task of philosophy before this scenario.
KEYWORDS: Personalization, Individualism, Hypermodernity. Pos-Truth.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.