TRADUÇÃO DO PREFÁCIO DE ÉTIENNE GILSON À EDIÇÃO EM LÍNGUA INGLESA DE 1964 DE LA POÉTIQUE DE L’ESPACE, DE GASTON BACHELARD
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n22p573-576Palavras-chave:
Gaston Bachelard, Étienne Gilson, `Poétique de l'Espace, Poetics of Space, Poética do EspaçoResumo
La Poétique de l'Espace (1958) é uma das obras mais importantes da fase imaginética de Gaston Bachelard: um texto composto de teses maduras, que constituem a sua perspectiva definitiva a respeito da questão da imagem poética. Quando o texto foi traduzido para a língua inglesa, o editor solicitou a Étienne Gilson, um dos maiores historiadores da filosofia franceses - e colega de Bachelard -, que escrevesse um pequeno prefácio. Nele, Gilson descreve a surpresa causada em muitos professores pela "virada estética" de Bachelard, e sustenta que os princípios metodológicos criados pelo filósofo inauguram uma nova era nos estudos da filosofia da arte. Este prefácio é aqui traduzido para o português.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.