FILOSOFIA NOS TEMPOS DA PANDEMIA E O CONTRIBUTO DE KARL JASPERS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2021v12n23p54-65Palavras-chave:
Pandemia, Jaspers, Verdade, Comunicação, RazãoResumo
Uma pandemia é um problema de saúde pública. Uma pandemia envol ve esforços do saber científico médico. Surge a questão: Qual o contributo da filosofia nesta pandemia? Ao longo do texto, a partir da Filosofia da Existência de Karl Jaspers, expressamos uma resposta. Em primeiro lugar, valorizamos a verdade no plano científico. A verdade que é demonstrada e acatada pela comunidade científica. A verdade que advém da ciência é acolhida, por cada um de nós, através de um momento próprio de escolha e racionalidade. Esse posicionamento será chamado por Jaspers de “ heroismo solitário “ .
No entanto, tal tipo de heroísmo é incompleto. Demonstramos no texto que o “heroísmo solitário” deve ser complementado pelo heroísmo solidário. O heroísmo solidário diz respeito a comunicação que empreendemos com a comunidade em que vivemos. A comunicação com o outro vai exercer um papel fulcral não só no nosso crescimento pessoal, mas sobretudo na disseminação da verdade científica. Por último , invocamos possiveis preconceitos contra o nosso ponto de vista que serão rebatidos. Defendemos que o eixo complementar das duas formas de heroismo é preservado pela presença da Razão , frente aos imensos desafios que se avizinham.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.