CONSCIÊNCIA INTELECTUAL E MÉTODO DA DISPUTATIO

Pedagogia do desenvolvimento da autonomia de pensamento na Idade Média

Autores

  • Rafael Junio Mendes Moreira PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p425-433

Palavras-chave:

Disputatio, Intelectuais, Pedagogia, Liberdade, Autonomia de Pensamento

Resumo

Na transição do século XIII para o XIV emerge no cenário social uma figura importante no período medieval. Trata-se dos intelectuais da Idade Média. Um grupo de homens que trabalhava com o saber enquanto ofício e indubitavelmente, a partir de sua atuação, apontaram o que conduz ao exercício de um pensamento filosófico livre e autônomo colaborando tanto com o desenvolvimento da filosofia no período medieval, quanto favorecendo sua transmissão para além da universidade. O trabalho deste grupo passa, em especial, pelo método da disputatio utilizado nas universidades do período. Este método possui características específicas que contribuem com o processo de produção filosófica. Sendo assim, nosso estudo busca compreender a relação existente entre os intelectuais e o método da disputatio enquanto pedagogia que em si mesma conduz à uma genuína forma de fazer filosofia no período medieval à medida em que se configura enquanto instrumento que privilegia o pensamento autônomo.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Moreira, R. J. M. (2023). CONSCIÊNCIA INTELECTUAL E MÉTODO DA DISPUTATIO: Pedagogia do desenvolvimento da autonomia de pensamento na Idade Média. Sapere Aude, 14(27), 425–433. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p425-433

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS