CONSCIÊNCIA INTELECTUAL E MÉTODO DA DISPUTATIO
Pedagogia do desenvolvimento da autonomia de pensamento na Idade Média
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p425-433Palavras-chave:
Disputatio, Intelectuais, Pedagogia, Liberdade, Autonomia de PensamentoResumo
Na transição do século XIII para o XIV emerge no cenário social uma figura importante no período medieval. Trata-se dos intelectuais da Idade Média. Um grupo de homens que trabalhava com o saber enquanto ofício e indubitavelmente, a partir de sua atuação, apontaram o que conduz ao exercício de um pensamento filosófico livre e autônomo colaborando tanto com o desenvolvimento da filosofia no período medieval, quanto favorecendo sua transmissão para além da universidade. O trabalho deste grupo passa, em especial, pelo método da disputatio utilizado nas universidades do período. Este método possui características específicas que contribuem com o processo de produção filosófica. Sendo assim, nosso estudo busca compreender a relação existente entre os intelectuais e o método da disputatio enquanto pedagogia que em si mesma conduz à uma genuína forma de fazer filosofia no período medieval à medida em que se configura enquanto instrumento que privilegia o pensamento autônomo.
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