TRATACTUS LOGICO-PHILOSOPHICUS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p828-833Palavras-chave:
linguagem, lógica, filosofia analíticaResumo
O Tratactus Logico-Philosophicus se situa entre as obras fundamentais da filosofia analítica. Sem dúvida a sua leitura é indispensável para todos os interessados em filosofia devido ao seu impacto e a amplitude dos problemas abordados. Foi a partir deste texto, publicado em 1921 quando o seu autor contava com 32 anos, que a personalidade de Ludwig Wittgenstein (1889-1951) se tornou consagrada entre a filosofia, sendo talvez o nome de maior destaque da filosofia do século XX. Essa resenha busca apresentar sumariamente essa tão importante obra, pioneira de Wittgenstein.
Downloads
Referências
FREGE, Gottlob. Sobre o Sentido e a Referência. In: Lógica e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
RUSSELL, Bertrand. On Denoting. In: Mind, New Series, V. 14, N. 56, 1905, pp. 479-493.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratactus Logicus-Philosophicus. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.