A INTENSIFICAÇÃO DO PARECER:
LENDO ROUSSEAU EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL E MÍDIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p114-132Palavras-chave:
Rousseau, ser, parecer, amour-propre, mídias sociais, cultura digitalResumo
De acordo com Jean-Jacques Rousseau, a diferença entre o ser e o parecer explicaria por si todos os vícios dos homens e todos os males da sociedade. Esta distinção explica também o desenvolvimento do sentimento do amour-propre, que permite aos homens a comparação; a partir deste ponto, a estima pública passou a ser o grande guia das ações humanas, e os homens deixaram de pensar por si mesmos, tomando por necessárias as opiniões dos outros. Isso nos faz pensar: se na época de Rousseau a estima pública já era uma preocupação constante no meio social, no Século XXI, com a difusão da cultura digital e das mídias sociais, a preocupação sobre como parecemos diante dos olhos do outro é reiterada diariamente, em uma espécie de intensificação do parecer.
Downloads
Referências
FORTES, L. R. S. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: República do Livro/Discurso Editorial, 2021.
IBRAHIM, Y. Revisiting Rousseau’s amour propre: self-love and digital living. Empedocles – European Journal for the Philosophy of Communication, vol. 8, no 1. Londres, 2017.
LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Trad. de Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
PLATÃO. A República. São Paulo: Edipro, 2019.
ROUSSEAU, J.J. Carta a Cristophe de Beaumont e outros escritos sobre religião e a moral. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.
ROUSSEAU, J.J. Os devaneios do caminhante solitário. Trad. Julia da Rosa Simões. Porto Alegre: L&PM, 2007.
ROUSSEAU, J.J. Discurso sobre as ciências e as artes. In: Escritos sobre a política e as artes. Trad. Maria das Graças de Souza… [et al.]. São Paulo: UBU Editora/Editora UNB, 2020a.
ROUSSEAU, J.J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. In: Escritos sobre a política e as artes. Trad. Maria das Graças de Souza… [et al.]. São Paulo: UBU Editora/Editora UNB, 2020b.
ROUSSEAU, J.J. Ensaio sobre a origem das Línguas. In: Escritos sobre a política e as artes. Trad. Maria das Graças de Souza… [et al.]. São Paulo: UBU Editora/Editora UNB, 2020c.
ROUSSEAU, J.J. Carta a d’Alembert sobre os espetáculos teatrais. In: Escritos sobre a política e as artes. Trad. Maria das Graças de Souza… [et al.]. São Paulo: UBU Editora/Editora UNB, 2020d.
ROUSSEAU, J.J. As confissões: Preâmbulo do manuscrito de Neuchâtel. Trad. Raphael Luiz de Araújo. Revista Criação & Crítica, no. 4, abril de 2010.
ROUSSEAU, J.J. Última carta ao Sr. de Bordes. In: Coleção Os Pensadores, vol. XXIV. Trad. Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril S.A. Cultural, 1973.
ROUSSEAU, J.J. Emílio ou Da educação. Trad. Thomaz Kawauche. São Paulo: Ed. Unesp, 2022.
ROUSSEAU, J.J. Œuvres choisies. Paris: Garnier, 1954.
SOUZA, M. G. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.
STAROBINSKI, J. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.