CETICISMO E MATERIALISMO EM DENIS DIDEROT (I):
UMA ANTROPOLOGIA CÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p133-147Palavras-chave:
Diderot, iluminismo, ceticismo, materialismoResumo
Este artigo é o primeiro de dois estudos tratando das relações entre o ceticismo e o materialismo no pensamento de Denis Diderot. Um segundo trabalho, complementar a este, tratará do ceticismo em registro epistemológico, enquanto este primeiro estudo trata do elemento cético em registro metafísico-religioso, buscando evidenciar a presença de uma antropologia cética na obra do autor. A hipótese avançada aqui é a de que desde os textos de juventude Diderot formula a ideia de uma heteronomia do pensamento, isto é, de sua determinação por fatores externos a si. Se nesses textos essa ideia é ainda formulada por meio do uso de alegorias e de um anatomismo bastante esquemático, nos textos da maturidade, por sua vez, vemos que o influxo das ciências da vida permite ao autor traduzi-la segundo os termos de uma “fisiologia filosófica”. Num e noutro caso, de todo modo, é o tema da relação entre alma e corpo que está em jogo
Downloads
Referências
CURRAN, Andrew. Diderot e a arte de pensar livremente. São Paulo: Todavia, 2022.
DIDEROT, D. Éléments de physiologie. Paris: Honoré Champion, 2004.
DIDEROT, D. Oeuvres, t. I Philosophie. Paris: Robert Laffont, 1994a.
DIDEROT, D. Oeuvres, t. II Contes. Paris: Robert Laffont, 1994b.
DIDEROT, D. Pensées philosophiques. Paris: Actes Sud/Babel, 1998.
DIDEROT, D. Pensées philosophiques; Lettre sur les aveugles; Supplément au voyage de Bougainville. Paris: Garnier-Flammarion, 1972.
DUFLO, Colas. Diderot philosophe. Paris: Honoré champion, 2003.
LAÉRCIO, Diógenes. Pyrrho. In: Lives of eminent philosophers, vol. II. Trad.: R. D. Hicks. Londres: William Heinemann, 1925.
PIMENTA, Pedro Paulo. A trama da natureza. Organismo e finalidade na época da Ilustração. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
PIVA, Paulo Jonas Lima. “O acerto de contas de Diderot com o ceticismo”. Trans/Form/Ação. São Paulo, 31(2): 79-95, 2008.
PIVA, Paulo Jonas Lima. “O ceticismo no Diderot da maturidade”. Philósophos 13 (1): 125-147, jan./jun. 2008.
PIVA, Paulo Jonas Lima. “O jovem Diderot e o ceticismo dos Pensamentos”. Dois pontos, Curitiba, São Carlos, vol. 4, n. 2, p.171-201, outubro, 2007.
SHAFTESBURY. Characteristics of men, manners, opinions, times. Cambridge University Press, 2000.
SOUZA, Maria das Graças de. Natureza e ilustração: sobre o materialismo de Diderot. São Paulo: Unesp, 2002.
SUZUKI, Márcio. A forma e o sentimento do mundo. São Paulo: Editora 34, 2014.
VENTURI, Franco. Jeunesse de Diderot (1713-1753). Paris: A. Skira, 1939.
WILSON, Arthur. Diderot. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.