INTERPRETAÇÕES DA RELAÇÃO DE SAPIÊNCIA TEORÉTICA E SABEDORIA PRÁTICA NO LIVRO VI DA ÉTICA A NICÔMACO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p363-383

Palavras-chave:

sabedoria prática, teoria, Aristóteles, bem, razão

Resumo

Este trabalho buscará indicar o caminho histórico e os fundamentos das noções de sapiência e sabedoria prática no Livro VI da Ética a Nicômaco de Aristóteles, no qual os usos teorético e prático da razão foram distinguidos e ordenados sob a primazia do primeiro e com harmonia entre eles na Grécia clássica, e daí em diante seguem a exercer influência sobre o pensamento ocidental. Buscaremos demonstrar que o sentido dessa distinção, no conjunto das obras de Aristóteles, não se pode confundir com as distintas hipóteses hermenêuticas e críticas que até nossos dias se formulam a seu respeito. Este trabalho tentará refutar a polêmica tese hermenêutica da objeção aristotélica à filosofia de Platão, por ser contrária à evidência textual da recepção de muitas instâncias do Platonismo na Ética de Aristóteles. Apontar-se-ão as ordens de fundamentação dos conceitos de sabedoria e razão práticas: a antropologia dos elementos da alma, dos tipos de caráter e a relação entre razão e desejo; a metafísica teleológica da reinterpretação da noção platônica do Bem segundo a categoria da causalidade final; o exame da validade dos tipos de vida e dos atos individuais no horizonte linguístico da sociedade política. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Fulgêncio Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Teoria do Direito pela PUC Minas; Bacharel em Direito e em Filosofia pela mesma Universidade. E-mail: guilhermefv@hotmail.com.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Ed. bilíngue y traducción María Araujo y Julián Marías. Madrid, España: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2018, libro VI, p. 89-101.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Livro eletrônico. Tradução, textos adicionais e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2020.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: UnB, 2001.

ARISTÓTELES. Metafísica: texto em grego com tradução de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. Vol. II – texto grego com tradução ao lado. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

AUBENQUE, Pierre. A prudência em Aristóteles. Tradução Marisa Lopes. 2. ed. São Paulo: Discurso Editorial, 2008.

BERTI, Enrico. Estrutura e significado da Metafísica de Aristóteles. Organizado por Ignazio Yara. Trad. José Bertolini. São Paulo: Paulus, 2012. – (Coleção Philosophica).

BERTI, Enrico. Novos estudos aristotélicos I: epistemologia, lógica e dialética. Tradução de Élcio de Gusmão Verçosa Filho. São Paulo: Loyola, 2010 (Coleção aristotélica).

BRINGHURST, Robert. A beleza das armas. Ed. bilíngue. Tradução de Júlio Henriques. Lisboa, Portugal: Antígona, 1994 (poema “A canção de Ptahhotep”).

JAEGER, Werner Wilhelm. Aristóteles. Tradução de José Gaos. Mexico: Fondo De Cultura Económica, 2011.

JÁMBLICO. Vida pitagórica y Protréptico. Introducción, taducción y notas Miguel Periago Lorente. Rev. Carlos García Gual. Libro digital. Madrid, España: Editorial Gredos, 2003.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.

KIRK, Geoffrey; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, Malcom. Os filósofos pré-socráticos: história crítica com selecção de textos. Tradução de Carlos Alberto Louro Fonseca. 9. ed. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983.

LORENTE, Miguel Periago. Introducción. In: JÁMBLICO. Vida pitagórica y Protréptico. Introducción, taducción y notas Miguel Periago Lorente. Rev. Carlos García Gual. Libro digital. Madrid, España: Editorial Gredos, 2003, p. 171-186.

PEREIRA, S.J., Isidro. Dicionário grego-português e português-grego. 8. ed. Braga, Portugal: Livraria A.I., 1998.

PLATÃO. A república. Introdução, tradução e notas Maria Helena da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.

PLATÃO. Teeteto. Tradução Adriana Manuela Nogueira e Marcelo Boeri. 2. ed. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

PLATÃO. Protágoras. In: Diálogos I: Teeteto: ou do conhecimento; Sofista: ou do ser; Protágoras: ou Sofistas. Tradução, textos complementares e notas de Edson Bini. Bauru, SP: Edipro, 2007. p. 249-320.

REALE, Giovanni. História da filosofia antiga: Platão e Aristóteles. Tradução Henrique Cláudio Lima Vaz e Marcelo Perine. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2002, v. II. (Série História da Filosofia).

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média. Sem trad. 11. ed. São Paulo: Paulus, 2012, vol. 1. (Coleção Filosofia).

REALE, Giovanni. Ensaio introdutório. In ARISTÓTELES, Metafísica. Trad. Marcelo Periné. São Paulo: Loyola, 2005.

TOMÁS DE AQUINO, Santo. Suma teológica: a fé, a esperança, a caridade, a prudência. V. 5. São Paulo: Loyola, 2004 (Questão 47).

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia II: ética e cultura. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004. (Coleção Filosofia, 8).

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. (Coleção Filosofia, 47).

VEGETTI, Mario. A ética dos antigos. Tradução de José Bortolini. São Paulo: Paulus. 2014 (Coleção cátedra).

WOLF, Ursula. A Ética a Nicômaco de Aristóteles. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2013. (Coleção aristotélica).

Downloads

Publicado

2025-07-18

Como Citar

Fulgêncio Vieira, G. (2025). INTERPRETAÇÕES DA RELAÇÃO DE SAPIÊNCIA TEORÉTICA E SABEDORIA PRÁTICA NO LIVRO VI DA ÉTICA A NICÔMACO. Sapere Aude, 16(31), 363–383. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p363-383

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT