DE JUSTO LÍPSIO À MARIE DE GOURNAY: A CARTA DE 1588
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n32p810-817Palavras-chave:
Justo Lípsio. Marie de Gournay. Montaigne. Epístola de 1588.Resumo
No final do século XVI, Justo Lípsio e Marie de Gournay trocam algumas cartas. Para além do interesse no estilo epistolar do filósofo flamengo, essas correspondências testemunham a admissão de uma jovem mulher, “filha de aliança” de Montaigne, na República das letras, como era chamada a comunidade de eruditos humanistas. Neste estudo, comentamos e traduzimos a carta de Lípsio, apoiando-nos em duas fontes: a carta original em latim, tal como foi publicada pelo autor em seu Epistolarum centúria secunda de 1590, e a versão francesa publicada em Le chois des epistres de Lipse. Traduites de latin en françois par Anthoine Brun, de 1619.
Downloads
Referências
Considerando as instruções para publicação na pagina de submissões - "Metadados - Sejam preenchidos em sua totalidade, inclusive com a minibiografia acadêmica do autor", entendo qu este é o campo para preenchimento da minibiografia.
MINIBIOGRAFIA:
Clêmie Ferreira Blaud: Bacharela, mestre e doutoranda do Programa de pós-graduação em Filosofia, da FFLCH - USP, onde realizou pesquisa com bolsa Fapesp no país (Processo 2019/22352-2) e bolsa no exterior na Université Lyon 3 (Processo 2021/13.944-3). Email; clemieblaud@gmail.com (*Defesa de doutorado agendada para 5 de agosto de 2025).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.
