A RELAÇÃO ENTRE BEM E BELO NO PENSAMENTO DE TOMÁS DE AQUINO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n32p636-646Palavras-chave:
Beleza. Transcendentes. Filosofia Medieval. MetafísicaResumo
O objetivo do presente artigo é abordar a relação entre o bem e o belo no pensamento de Tomás de Aquino, dentro do escopo mais amplo de investigação da teoria dos transcendentes. A metodologia utilizada foi a de pesquisa conceitual na obra Suma de Teologia e no texto Sobre a verdade que abordam a temática. Será feita uma análise histórica da teoria dos transcendentes, seu surgimento e sua recepção no medievo. Seguida de uma caracterização da beleza. Por conseguinte, faremos uma breve análise do conceito de adequação, e do método de redução nos dois textos supracitados de Tomás de Aquino. Por fim, se fará uma exegese de alguns excertos que dizem respeito à noção de belo e sua conversibilidade com a noção de bem, na obra Suma de Teologia.
Downloads
Referências
AERSTEN, J. Medieval philosophy and the transcendentals: The Case if Thomas Aquinas. Leiden; New York; Köhn: Brill, 1996.
AERSTEN, J. “A tríade Verdadeiro-Bom-Belo: O lugar da beleza na Idade Média”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. II, n. 4 (2008) pp. 1-19.
AQUINO, T. De veritate, q.1, a.1, co. Tradução: Thiago Soares Leite.
AQUINO, T. Suma Teológica. 4 ed. 5 vol. São Paulo: Ecclesiae, 2016.
ECO, U. Arte e beleza na estética medieval. Rio de Janeiro: Record, 2010.
LEITE, T. “A questão da transcendentalidade da noção de pulchrum na filosofia de Tomás de Aquino”. Intuitio, v. II, n. 1 (2009) pp. 233-244.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.
