O ARTESÃO E O ARTISTA

Por que a técnica não garante a arte?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2026v17n33p187-197

Palavras-chave:

técnica; arte; verdade; physis.

Resumo

Segundo Heidegger, a relação entre o fazer artístico e o técnico pode ser observado de perto no instante do desvelamento de uma obra de arte cuja apresentação dependa de uma habilidade manual. Ainda que nem todo fazer artístico dependa necessariamente de uma destreza técnica para se realizar o fazer técnico é exigente quanto ao conhecimento e domínio de certos aprendizados e uso de instrumentos. De qualquer forma, garantir o domínio dos instrumentos e aplicação de certos conhecimentos não é suficiente para tornar quem os domina um artista e tampouco para fazer daquilo que ele produz uma obra de arte. Por isso, levantamos aqui a questão: por que a técnica não garante a arte?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidiane Coimbra, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Filosofia pela UFG. Mestra em Filosofia pela UFBA. Doutoranda em Artes Visuais da UFBA, . Email: leidicoimbra@gmail.com.

Referências

DUARTE, Irene Borges. Arte e técnica em Heidegger. Lisboa: Documenta, 2014.

HEIDEGGER, Martin. Die Kunst und der Raum. Barcelona: Herder Editorial, 2009.

HEIDEGGER, Martin. Remarques sur art, sculpture, espace. Paris: Éditions Payot & Rivages, 2009.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.

PESSOA, Fernando. Arte e verdade no pensamento de Heidegger. In: FERREIRA, Acylene Maria Cabral (org.). Leituras do mundo. Salvador: Quarteto, 2006, p. 125-142.

SARAMAGO, Ligia. A topologia do ser – Lugar, espaço e linguagem no pensamento de Martin Heidegger. São Paulo: Loyola, 2008.

UNGER, Nancy Mangabeira. O encantamento do humano – ecologia e espiritualidade. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

Downloads

Publicado

2026-07-13

Como Citar

Coimbra de Lima Castro, L. (2026). O ARTESÃO E O ARTISTA: Por que a técnica não garante a arte?. Sapere Aude, 17(33), 187–197. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2026v17n33p187-197