Beauvoir explica: o fenômeno da reificação das mulheres na mídia brasileira
Resumo
A comunicação foi apresentada em junho de 2011, por ocasião de The Nineteenth International Conference of the Simone de Beauvoir Society, ocorrido na Universidade de Eugene, Oregon, EUA. Diversos pesquisadores de todas as partes do mundo ali discorreram sobre pontos de vistas diferenciados acerca de tópicos atuais acerca do pensamento de Simone de Beauvoir. O rabalho tratou do tópico“Beauvoir Explains: The Phenomenon of ‘Fruits Women’ in Brazilian Media and the Role of the Midiatic Pimps”.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone. O Segundo sexo – fatos e mitos; tradução de Sérgio Milliet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.
BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo – a experiência vivida; tradução de Sérgio Millet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.
BEAUVOIR: Simone. Por uma moral da ambigüidade; tradução de M.J. de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada – ensaio de ontologia fenomenológica; tradução de Paulo Perdigão. Petropólis, RJ: Vozes, 1997.
NYE, Andrea. Teoria feminista e as filosofias do homem. São Paulo: Editora Rosa dos Tempos, 1995.
Simone de Beauvoir & os feminismos do século XX (Corrêa, 1999); Cadernos Pagu, vol. 12.
SCOTT, Joan Wallach “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez, 1995.
SIMONS, Margaret A. Beauvoir and the second sex: feminism, race, and the origins of existentialism. Boston: Rowman & Littlefield Publishers, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.