Derrida “leitor” de Joyce: desconstrução e alteridade literária
Resumo
A complexa leitura que faz Derrida do texto de Joyce pode bem ser um dos melhores exemplos da tentativa que faz o pensador de, no encontro com textos literários, respeitar o outro absoluto. Recusando-se a acrescentar à fortuna crítica do texto joyceano mais uma interpretação, Derrida apresenta ao leitor o que parece ser, à primeira vista, uma teia de digressões, relatos de experiências pessoais, detalhes sobre o processo de preparação da conferência. Subjacente a essa textualidade errante que aparenta não chegar a parte alguma, contudo, é possível entrever o tratamento de uma temática recorrente na obra de Derrida, particularmente a partir da década de noventa: a questão do relacionamento entre a estrutura e o acaso e entre o programado e o improgramável, entre o sentido presente e o resto suplementar. Apontando sempre para o resto e o improgramável, Derrida contrapõe ao texto Joyceano uma contra-assinatura singular que, repetindo fragmentos do Ulysses, contamina essa repetição com uma singularidade diferencial que pode ser pensada em termos de um gesto de respeito ao segredo absoluto que, na obra literária, nunca se revela.
Downloads
Referências
ATRIDGE, Derek. The Singularity op Literature. London: Routledge, 2004.
CULLER, Jonathan. On Deconstruction. Ithaca: Cornell U. Press, 1983.
DERRIDA, Jacques. Of Grammatology. Trad. Gayatri Spivak. Baltimore, Maryland: The Johns Hopkins University Press, 1974.
DERIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973.
DERRIDA, Jacques. “Et Cetera”. In Deconstructions: A User’s Guide. Ed. Nichoas Royle. NewYork: Palgrave, 2000, p.282-301.
DERRIDA, Jacques. “Passions: ‘An Oblique Offering.’” In On the Name. Ed. Thomas Dutoit. Trad. David Wood. Stanford: Stanford UP, 1993, pp.1–31.
DERRIDA, Jacques. “Deconstruction in America: An Interview with Jacques Derrida”. Trad. James Creech. Critical Exchange, 17 (1985): 1-33.
DERRIDA, Jacques. Mémoires, for Paul de man. Ttrad. Cecile Lindsay, Jonathan Culler e Eduardo Cadava. New York: Columbia University Press, 1986.
DERRIDA, Jacques. “This Strange Institution Called Literature”,.Trad. Geoffrey Bennington and Rachel Bowlby. In Acts of Literature, ed. Derek Attridge. London and New York: Routledge, 1992, 33-75.
DERRIDA, Jacques. “Ulysses Gramophone”, in Acts of Literature, ed. Derek Attridge. London and New York: Routledge, 1992, 256-308.
DERRIDA, Jacques. “A ‘Madness’ Must Watch Over Thinking”. In Points… Interviews 1974-1994, ed Elisabeth Weber. Stanford, California: Stanford U. Press, 1995, 339-364.
DERRIDA, Jacques. Of Hospitality. Stanford: Stanford University Press, 2000.
DERRIDA, Jacques. “Signature, Event, Context”, in A Derrida Reader, ed. Peggy Kamuf . New York: Columbia University Press, 1991, p. 80-111.
DERRIDA, Jacques. Psyche:Invention of the Other. Stanford, California: Stanford University Press, 2007.
KLEIN, Richard. “The Future of Literary Criticism”. PMLA 125, Nº 4 (Dezembro 2010), 920-923.
MILLER, J. Hillis. “Derrida and literature”, in Jacques Derrida and the Humanities: A Critical Reader. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, 58-81.
MILLER, J. Hillis. For Derrida. New York: Fordham University Press, 2009.
ULMER, Gregory L. Applied Grammatology. Baltimore: The Johns Hopkins U. Press, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.