Derrida e a oscilação do real
Resumo
O objetivo desse artigo consiste em apresentar em primeiro lugar uma leitura crítica do conceito de “hiper-realismo” tal como é analisado em seu artigo “Por amor às coisas mesmas: o hiper-realismo de Derrida”. Em segundo lugar, buscamos interpretar como a questão da realidade é descrita na obra de Derrida. Para tanto, concentraremos nossos esforços em estudar um de seus textos mais significativos: Éperons: les styles de Nietzsche, no qual a grande influência do pensamento de Nietzsche é bem mais assumida.Downloads
Referências
BREDELKAMP, Horst. Hyperrealism – one step beyond. Tate Museum Publishers, UK, 2006.
. CAPUTO, John D. “On Realism”. Social Semiotics, vol. 11, no. 1 (2001).
. CAPUTO, John D. “Por amor às coisas mesmas: o hiper-realismo de Derrida”. In: DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar (org.). As margens: a propósito de Derrida. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Edições Loyola, 2002.
. CAPUTO, John D. The prayers and tears of Jacques Derrida: religion without religion. Indiana: University Press, 1997.
. CHASE, Linda. The Not-So-Innocent Eye: Photorealism in context. Harry N. Abrams Inc, New York, 2002.
. CRAGNOLINI, Mónica. Derrida, um pensador del resto. Buenos Aires: Ediciones La Cebra, 2007.
. CRAGNOLINI, Mónica. Moradas nietzscheanas. Del mismo, del otro y del “entre”. Buenos Aires: Ediciones La Cebra, 2006.
. DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Editora Iluminuras, 1997.
. DERRIDA, Jacques. A voz e o fenômeno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994
. DERRIDA, Jacques. Adeus a Emmanuel Lévinas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.
. DERRIDA, Jacques. Da gramatologia. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.
. DERRIDA, Jacques. Esporas: os estilos de Nietzsche. Rio de Janeiro: Editora NAU, 2013.
. DERRIDA, Jacques. Estados-da-alma da psicanálise: o impossível para além da soberana crueldade. São Paulo: Editora Escuta, 2001a.
. DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
. DERRIDA, Jacques. Memórias de cego: o auto-retrato e outras ruínas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
. DERRIDA, Jacques. Donner la mort. Paris: Galilée, 1999.
. DERRIDA, Jacques. O monolinguismo do outro ou a prótese de origem. Porto: Campo das Letras Editores, 2001b.
. DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2001c.
. DERRIDA, Jacques. “This strange institution called literature”. In: Acts of literature, edited by Derek Attridge. New York, London: Routledge, 1992.
. DUQUE ESTRADA, Elizabeth Muylaert. “A literatura é a coisa mais interessante do mundo, talvez mais interessante que o mundo”, onde a autora trabalha de modo cuidadoso a questão da “interessância” da literatura à obra de Derrida (disponível em: http://www.confrariadovento.com/revista/numero11/ensaio04.htm).
. DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar. Às margens: a propósito de Derrida. Rio de Janeiro, São Paulo: Ed. PUC-Rio, Edições Loyola, 2002.
. HADDOCK-LOBO, Rafael. “Aporía de la experiencia – experiencia de la aporia” (em “Instantes y azares – escrituras nietzscheanas”. Año XII, Nro. 10, otoño de 2012. Buenos Aires.
. HADDOCK-LOBO, Rafael. Derrida e o labirinto de inscrições. Porto Alegre: Editora Zouk, 2008.
. HADDOCK-LOBO, Rafael. Para um pensamento úmido: a filosofia a partir de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: Editora NAU, 2011.
. NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das letras, 2001a.
. NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
. NIETZSCHE, Friedrich. O livro do filósofo São Paulo: Centauro Editora, 2001b.
. PEREIRA, Rômulo Martins. “A reconstrução da ‘Dedução Transcendental’ de Immanuel Kant: uma leitura da edição (A) a partir de Kemp Smith”, (Rio de Janeiro: PPGF-UFRJ, 2013).
. PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras,1999.
. ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
. THOMPSON, Graham. American Culture in the 1980's. Edinburgh University Press, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.