Traços derridianos que se mesclam entre as linguagens artísticas

Autores

  • Gaspar Paz Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A propagação das interpretações de Jacques Derrida nas expressões artísticas contemporâneas é notória. Tais perspectivas são corroboradas por seu entusiasmo pela relação entre a filosofia e a literatura, que desafiou em larga medida as análises estéticas tradicionais. Nossa intenção é perceber a extensão desse diálogo em torno de linguagens como a cinematográfica e a musical. Esses aspectos aparecem em nossa exposição na medida em que valorizam a crítica de Derrida ao logocentrismo, à centralização cultural do Ocidente, bem como, sua intolerância a todo tipo de coerção e normatividade estética e ética.

The propagation of Jacques Derrida’s interpretations into contemporary artistic expressions is notorious. Such perspectives are corroborated by his enthusiasm concerning both philosophy and literature, which challenged in a large extent the traditional aesthetic analysis. Our aim is to realize the extension of this dialogue around cinematographic and musical languages. These aspects appear in our exposition as they pointed value to Derrida’s criticism to the logocentrism, to the cultural centralization of the West, as well his intolerance to all kind of coercion and aesthetic and ethic normativity.

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Biografia do Autor

Gaspar Paz, Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Filosofia pela UERJ e mestre em Musicologia pela UFRJ. Coorganizador dos livros: Arte brasileira e filosofia. Espaço aberto Gerd Bornheim (Rio de Janeiro: Uapê, 2007) e Música em debate. Perspectivas interdisciplinares (Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2008). Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado em estética e filosofia da arte na Universidade de São Paulo (USP) e conta com o programa de apoio à pesquisa da FAPESP (bolsa de Pós-doutorado no país).

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Publicado

2013-07-16

Como Citar

Paz, G. (2013). Traços derridianos que se mesclam entre as linguagens artísticas. Sapere Aude, 4(7), 300–307. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/5531