El argumento regresivo de la grandeza (Parm. 132a2-b2): algunas consideraciones acerca de sus supuestos
Resumo
Neste trabalho nos ocuparemos do primeiro argumento do terceiro homem ou da grandeza (Parm. 132a2-b2). Explicaremos como opera o regresso e demonstraremos sua estreita vinculação com o resto das críticas que se fazem nesta seção do diálogo (I). Nós nos deteremos nas hipóteses de auto-predicação e não identidade relevadas por G. Vlastos e mostraremos que o que elas afirmam não resulta do sustentado por Platão nos trabalhos de maturidade (II). Demonstraremos então qual é, segundo nosso modo de ver, a hipótese de equiparação mais fundamental que opera no ATH, que consiste em deixar de lado a diferença ontológica entre entidades (marcada com tanta insistência na maturidade) e assumir que a Forma tem a mesma natureza ontológica que os particulares e, portanto, estabelece com a propriedade que exibe a mesma relação que os particulares que dela dependem (III).
En este trabajo nos ocuparemos del primer argumento del tercer hombre o de la grandeza (Parm. 132a2 b2). Explicaremos cómo opera el regreso y señalaremos su estrecha vinculación con el resto de las críticas que se exhiben en esta sección del diálogo (I). Nos detendremos en los supuestos de auto-predicación y no identidad relevados por G. Vlastos y mostraremos que lo que ellos afirman no se sigue de lo sostenido por Platón en los trabajos de madurez (II). Señalaremos a continuación cuál es, a nuestro modo de ver, el supuesto equiparacionista más fundamental que opera en el ATH y que consiste en pasar por alto la diferencia ontológica entre entidades (marcada con tanta insistencia en la madurez) y asumir que la Forma tiene la misma naturaleza ontológica que los particulares y, portanto, establece con la propiedad que exhibe la misma relación que los particulares que de ella dependen (III).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.