Desenvolvimento de Aplicativos Web Com R e Shiny: inovações no ensino de Estatística
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v6n2p55-71Resumo
A utilização de objetos de aprendizagem com interfaces digitais, interativas e dinâmicas é uma alternativa que pode ser inovadora no ensino de conceitos de Estatística e na realização de suas análises, uma vez que possibilita tipos de visualização e interatividade que, em grande parte das vezes, não são alcançados no ambiente lápis e papel. Neste artigo, apresenta-se uma discussão a respeito das características e das potencialidades do pacote Shiny do software R para desenvolver aplicativos web voltados ao ensino e à pesquisa, no âmbito da Estatística estudada no Ensino Superior. O Shiny é um pacote desenvolvido para usuários do software R, que é um ambiente para computação estatística. Com o Shiny, podem-se criar aplicações interativas em linguagem HTML, de forma simples e intuitiva, sem necessidade de conhecimento de outras linguagens de programação além da linguagem R. Neste trabalho, foi desenvolvida uma aplicaçao por meio do pacote Shiny, utilizando os resultados do ENEM no Estado de Santa Catarina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-05-21
Como Citar
KONRATH, Andréa Cristina; SILVA, Silvio Aparecido da; HENNING, Elisa; SANTOS, Luciane Mulazani dos; MIRANDA, Rodrigo Gabriel de; SAMOHYL, Robert Wayne. Desenvolvimento de Aplicativos Web Com R e Shiny: inovações no ensino de Estatística. Abakós, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 55–71, 2018. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2018v6n2p55-71. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/14998. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos completos / Full papers
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY