Desenvolvimento de Aplicativos Web Com R e Shiny: inovações no ensino de Estatística

Autores

  • Andréa Cristina Konrath
  • Silvio Aparecido da Silva
  • Elisa Henning
  • Luciane Mulazani dos Santos
  • Rodrigo Gabriel de Miranda
  • Robert Wayne Samohyl

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v6n2p55-71

Resumo

A utilização de objetos de aprendizagem com interfaces digitais, interativas e dinâmicas é uma alternativa que pode ser inovadora no ensino de conceitos de Estatística e na realização de suas análises, uma vez que possibilita tipos de visualização e interatividade que, em grande parte das vezes, não são alcançados no ambiente lápis e papel. Neste artigo, apresenta-se uma discussão a respeito das características e das potencialidades do pacote Shiny do software R para desenvolver aplicativos web voltados ao ensino e à pesquisa, no âmbito da Estatística estudada no Ensino Superior. O Shiny é um pacote desenvolvido para usuários do software R, que é um ambiente para computação estatística. Com o Shiny, podem-se criar aplicações interativas em linguagem HTML, de forma simples e intuitiva, sem necessidade de conhecimento de outras linguagens de programação além da linguagem R. Neste trabalho, foi desenvolvida uma aplicaçao por meio do pacote Shiny, utilizando os resultados do ENEM no Estado de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Como Citar

KONRATH, Andréa Cristina; SILVA, Silvio Aparecido da; HENNING, Elisa; SANTOS, Luciane Mulazani dos; MIRANDA, Rodrigo Gabriel de; SAMOHYL, Robert Wayne. Desenvolvimento de Aplicativos Web Com R e Shiny: inovações no ensino de Estatística. Abakós, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 55–71, 2018. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2018v6n2p55-71. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/14998. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)