Ensino de Probabilidade e Estatística e Tecnologias da Informação e Comunicação: um cenário das produções brasileiras para os anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v7n1p3-23Abstract
Este artigo traz um panorama das pesquisas realizadas no cenário brasileiro que têm como foco o ensino de Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental aliado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Com o objetivo de verificar as discussões e abordagens priorizadas nas pesquisas brasileiras, analisaram-se as produções disponibilizadas nas páginas dos programas de Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado na área de Ensino, conforme tabela da CAPES dos cursos recomendados e reconhecidos. Para atender à proposta do presente artigo, realizou-se uma pesquisa exploratória, analisando-se de forma interpretativa as produções encontradas (2004-2016). Foram elencadas quatro categorias norteadoras: software utilizado nas atividades desenvolvidas; conceitos e conhecimentos estimulados; enfoques didáticos e metodológicos no uso das ferramentas; e perspectivas para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que as tecnologias podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos referentes à Estatística, permitindo que a manipulação dos dados e os cálculos sejam facilitados. Entretanto, apontam, também para a necessidade de um maior número de pesquisas que abordem a temática, principalmente no que concerne à formação de professores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I (we) submit the present work, an original and unpublished manuscript, from my (our) authorship, to Abakós - Magazine of Interdisciplinary Studies on Science and Informatics, and I (we) agree that the copyright related to this work will become property of PUC Minas Publisher. No partial or full reproduction is allowed, by any means (printed or electronic), dissociated from Abakós. Any reproduction requires prior written authorization granted by the Editor.
I (we) declare there is no type of interest conflict among the subject theme, author(s), organization(s), institution(s) and person(s).
I (we) recognize that Abakós is licensed under CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
