O Programa PDE ESCOLA na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais: Uma Análise dos Desafios e Contribuições para a Gestão Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p60-72Abstract
O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) foi fortemente influenciado pelo avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e, consequentemente, sofreu alterações no decorrer de sua trajetória. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a implementação do PDE Escola na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (RPEE-MG). A investigação foi realizada a partir da pesquisa de campo de abordagem qualitativa, associada à pesquisa documental e bibliográfica. O objetivo do presente texto é analisar os resultados obtidos por uma das escolas mineiras priorizada pelo governo federal e a relação da gestão com a interatividade do programa na plataforma virtual do Ministério da Educação. Constatou-se que a introdução das TDIC no contexto escolar favoreceu a disseminação do PDE Escola e otimizou a elaboração do plano de ação pelos profissionais da escola pesquisada. Os resultados revelaram que o financiamento do Governo Federal foi descentralizado com mais celeridade, e que houve melhoria na infraestrutura física e da gestão pedagógica da escola. Espera-se que esse estudo contribua com futuras pesquisas relacionadas ao tema, como PDE Escola e TDIC, como política pública nacional de apoio à gestão.
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