Teoria da Resposta ao Item em Ambiente R como Suporte no Ensino e Aprendizagem de Engenharia

Autores

  • Olga Maria Formigoni Carvalho Walter Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFSC
  • Andréa Cristina Konrath Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Departamento de Informática e Estatística
  • Elisa Henning Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Departamento de Matemática
  • Antonio Cezar Bornia Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Departamento de Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n2p61-84

Palavras-chave:

Teoria da Resposta ao Item. ltm. irtoys. Ensino. Software R.

Resumo

Este artigo é um estudo exploratório e tem como objetivo investigar o uso dos pacotes irtoys e ltm, específicos para análises de Teoria de Resposta ao Item (TRI) no ambiente R. Os dados utilizados são do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2014 do curso de Engenharia de Produção. O ENADE é um componente curricular obrigatório de avaliação dos cursos de graduação, no qual participam estudantes concluintes do curso. Os resultados demonstram que, de maneira geral, os dois pacote oferecem as mesmas funcionalidades e se apresentam estáveis nas aplicações realizadas. Conclui-se que os pacotes investigados podem auxiliar nas análises e interpretações, constituindo-se como uma ferramenta útil para complementar o ensino e aprendizagem da TRI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

WALTER, Olga Maria Formigoni Carvalho; KONRATH, Andréa Cristina; HENNING, Elisa; BORNIA, Antonio Cezar. Teoria da Resposta ao Item em Ambiente R como Suporte no Ensino e Aprendizagem de Engenharia. Abakós, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 61–84, 2020. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2020v8n2p61-84. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/19507. Acesso em: 16 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)