Teoria da Resposta ao Item em Ambiente R como Suporte no Ensino e Aprendizagem de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n2p61-84Palavras-chave:
Teoria da Resposta ao Item. ltm. irtoys. Ensino. Software R.Resumo
Este artigo é um estudo exploratório e tem como objetivo investigar o uso dos pacotes irtoys e ltm, específicos para análises de Teoria de Resposta ao Item (TRI) no ambiente R. Os dados utilizados são do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2014 do curso de Engenharia de Produção. O ENADE é um componente curricular obrigatório de avaliação dos cursos de graduação, no qual participam estudantes concluintes do curso. Os resultados demonstram que, de maneira geral, os dois pacote oferecem as mesmas funcionalidades e se apresentam estáveis nas aplicações realizadas. Conclui-se que os pacotes investigados podem auxiliar nas análises e interpretações, constituindo-se como uma ferramenta útil para complementar o ensino e aprendizagem da TRI.
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