Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis

Autores

  • Caio Almeida Abreu Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jean C.S. Rosa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ecivaldo de Souza Matos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n2p42-60

Palavras-chave:

Usabilidade Pedagógica. Usabilidade Técnica. Avaliação Heurística. Interação Criança-Computador. m-learning.

Resumo

O mercado de aplicativos móveis educacionais apresenta uma gama diversificada de opções destinadas à satisfação de diversos públicos, sobretudo o infantil. Todavia, parte considerável desses aplicativos abrange diversas idades e desconsidera características intrínsecas à educação infantil, em que crianças têm necessidades de interação diferenciadas e necessidades educacionais específicas. No campo dos estudos de informática na educação, encontrou-se apenas um conjunto de heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais (heurísticas genéricas); todavia, essas heurísticas não consideram aspectos específicos da educação infantil. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa em que foi desenvolvido e avaliado um conjunto de heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais específicos para o domínio infantil. As novas heurísticas foram avaliadas por professores e pesquisadores da Educação Infantil, especialistas em Interação Humano-Computador e pesquisadores em Informática na Educação. Além disso, a eficácia e a eficiência dessas novas heurísticas foram avaliadas em relação às heurísticas genéricas, por meio de um experimento no qual identificou-se o grau de cobertura das novas heurísticas, as quais se mostraram mais adequadas para avaliação de aplicativos móveis educacionais quando no domínio infantil.

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

ABREU, Caio Almeida; ROSA, Jean C.S.; MATOS, Ecivaldo de Souza. Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis. Abakós, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 42–60, 2020. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2020v8n2p42-60. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/19648. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers