Clube de Ciências e Unidade de Aprendizagem Sobre Educação Ambiental: Contribuições Para um Pensar Ecológico

Autores

  • Beatriz Garcia Lippert Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS)
  • Valderez Marina Rosário Lima Doutora em Educação pela PUCRS/ PUCRS - Porto Alegre (RS)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n2p109-126

Palavras-chave:

Educação ambiental. Clube de ciências. Educar pela pesquisa.

Resumo

Atualmente, o Brasil apresenta uma legislação que regulamenta a necessidade de debater Educação Ambiental nas escolas. No entanto, muitas das práticas realizadas no ensino formal e não formal ainda estão ultrapassadas e são, muitas vezes, superficiais. O Clube de Ciências é um ambiente não formal de ensino e aprendizagem que permite o desenvolvimento de conteúdos relacionados à questão ambiental. A Educação Ambiental (EA) foi abordada na presente investigação por meio da ecologia profunda e do Pensar ecológico. Nesse cenário, o objetivo principal do estudo é compreender as contribuições do desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem de Educação ambiental em um Clube de Ciências para o aperfeiçoamento do Pensamento ecológico dos estudantes. A pesquisa é de caráter qualitativo, e foi realizado estudo de caso. Os sujeitos de pesquisa são 11 estudantes de 6. o ano do Ensino Fundamental de um colégio particular participantes de um Clube de Ciências de Porto Alegre/RS. O método de análise dos dados utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado, três grandes categorias emergiram: percepções antropocêntricas dos clubistas; pensamento em transição; e percepções ecocêntricas dos clubistas. Ao final da investigação, foi possível observar o aperfeiçoamento do Pensamento ecológico dos estudantes, expresso por meio de percepções ecocêntricas, de pensamento integrativo, de visão complexa e de autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Garcia Lippert, Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS)

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS)/ PUCRS- Porto Alegre (RS)

Valderez Marina Rosário Lima, Doutora em Educação pela PUCRS/ PUCRS - Porto Alegre (RS)

Dra. em Educação pela PURCS

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

LIPPERT, Beatriz Garcia; LIMA, Valderez Marina Rosário. Clube de Ciências e Unidade de Aprendizagem Sobre Educação Ambiental: Contribuições Para um Pensar Ecológico. Abakós, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 109–126, 2020. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2020v8n2p109-126. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/19750. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers