História da Ciência em Livros Didáticos de Química Aprovados no PNLEM/2018

Autores

  • Isabel Cristina Teixeira da Silva Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9n1p83-107

Palavras-chave:

História da ciência. Livro didático. Ensino de química.

Resumo

Pesquisas na área do Ensino de Ciências têm constatado que o livro didático exerce influência direta no ensinar e no apreender, sendo um dos principais balizadores no planejamento das aulas pelos educadores. Vários autores, por sua vez, defendem que a compreensão da História da Ciência contribui para aprendizagem dos conceitos científicos, entretanto ressaltam que a falta de fontes bibliográficas adequadas, atrelada à falta de formação específica são empecilhos a sua utilização em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho busca investigar como a História da Ciência vem sendo apresentada nos livros didáticos de Química, de modo a auxiliar o professor em sua implantação no ensino e paralelamente apontar problemas e levantar questões relevantes para futuras adequações. Com esse intuito, realizou-se a análise das seis coleções de livros didáticos de Química (Manual do Professor), aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2018). Como técnica de análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin, constituindo-se como uma pesquisa qualitativa. Como resultado aponta-se que há uma razoável frequência da História da Ciência na maioria dos manuais escolares analisados, no entanto, a falta de articulação com os conceitos apresentados transforma-a numa informação isolada, sendo utilizada como complemento do conteúdo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Teixeira da Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Licenciada em Ciências Exatas - Química pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Caçapava do Sul/RS, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Química de abr/2015 à fev/2018 e do Programa Residência Pedagógica. 

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

SILVA, Isabel Cristina Teixeira da; GOI, Mara Elisângela Jappe. História da Ciência em Livros Didáticos de Química Aprovados no PNLEM/2018. Abakós, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 83–107, 2021. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2021v9n1p83-107. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/20409. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers