Sala de Aula Invertida: Cenários Atuais na Formação de Engenheiros

Autores

  • Caroline Subirá Pereira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane de Fátima Budek Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Mincov Tenório Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9n1p43-59

Palavras-chave:

Sala de aula invertida. Ensino superior. Formação de Engenheiros. Metodologias de ensino.

Resumo

A Sala de Aula Invertida é uma proposta de ensino híbrido que vem sendo muito discutida e aplicada na formação de engenheiros nos cursos do Ensino Superior. Este artigo visa investigar a viabilidade da metodologia Sala de Aula Invertida, aplicada na formação de engenheiros, a partir das publicações científicas que trabalham com esta temática. Para atingir esse objetivo seguiu-se a metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio, a qual faz uso de passos sistêmicos que possibilitam a ordenação dos artigos por relevância, considerando três importantes características: o número de citações, o fator de impacto e o ano da publicação. A busca pelos artigos foi realizada nas bases: Science Direct, Scielo, Scopus e Web of Science, no ano de 2018. Foram encontrados 325 artigos e a análise mais detalhada se deu sobre os 15 primeiros trabalhos classificados pela ordem de relevância dada pela metodologia utilizada. Os resultados apontaram para ausência de material teórico que direcione a prática docente a partir do modelo pedagógico da Sala de Aula Invertida, para a escassez da abordagem do tema na formação docente e para dificuldades docentes para a prática. Em contrapartida, aponta para os benefícios do modelo visando a formação de engenheiros com eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Subirá Pereira, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Professora na FAEL - Faculdade Educacional da Lapa

 

Cristiane de Fátima Budek Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Professora na FAEL - Faculdade Educacional da Lapa

Marcos Mincov Tenório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

 

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre e Doutor em Ciências Geodésicas (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

PEREIRA, Caroline Subirá; DIAS, Cristiane de Fátima Budek; TENÓRIO, Marcos Mincov; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos. Sala de Aula Invertida: Cenários Atuais na Formação de Engenheiros. Abakós, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 43–59, 2021. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2021v9n1p43-59. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/22044. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)