Formação de Professores para o Ensino de Estatística:

um Cenário a Partir das Teses e Dissertações Brasileiras da Área de Ensino

Autores

  • Cristiane de Fatima Budek Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-0376-0905
  • Giane Correia Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Cristina Mesquita Instituto Politécnico de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n2p104-129

Palavras-chave:

Pesquisas brasileiras. Ensino. Educação estatística.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as pesquisas brasileiras sobre a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizadas em programas de Pós-Graduação na área de Ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com o levantamento das teses e dissertações publicadas entre os  anos 2000 a 2020, a partir das páginas web dos programas recomendados/reconhecidos pela Capes. A análise interpretativa, das trinta e uma produções mapeadas, permitiu a organização de cinco categorias: verificação de conhecimentos, práticas de formação, análise de disciplina, análise de práticas e desenvolvimento de recursos. Os resultados mostram diferentes ênfases e grupos de professores nas publicações analisadas. Das pesquisas levantadas, onze analisam os conhecimentos docentes, daqueles em formação inicial ou continuada, com foco no conhecimento de conteúdo. As pesquisas sugerem a superficialidade nesse conhecimento, mesmo após as práticas formativas realizadas por alguns pesquisadores; as dificuldades em analisar estratégias de resolução de alunos para questões que envolvem conhecimentos estatísticos; a abordagem superficial da estatística em muitas escolas e o apoio no livro didático. Conclui-se que a área das pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de estatística carece de mais estudos que abordem o pensamento crítico do professor, o desenvolvimento de recursos pedagógicos para o ensino e que discutam a base de conhecimentos necessárias para o ensino de estatística para crianças. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Fatima Budek Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora do Centro Universitário Fael - UNIFAEL do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

 

Giane Correia Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Ponta Grossa).

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Ponta Grossa).

Cristina Mesquita, Instituto Politécnico de Bragança

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

DIAS, Cristiane de Fatima Budek; SILVA, Giane Correia; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos; MESQUITA, Cristina. Formação de Professores para o Ensino de Estatística: : um Cenário a Partir das Teses e Dissertações Brasileiras da Área de Ensino. Abakós, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 104–129, 2022. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2022v10n2p104-129. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/28353. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)