Investigando as Interfaces Entre Léxico Mental, Linguagem e Letramento Científico
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p52-65Palavras-chave:
Léxico mental. Letramento científico. Linguagem. Ensino.Resumo
O léxico mental é um conceito oriundo da psicolinguística adotado na neurociência. Refere-se a uma espécie de conjunto de palavras, léxico, que cada indivíduo carrega em sua memória e onde busca os termos que usa na composição de suas mensagens, para efetivar a comunicação com outro(s) indivíduo(s). O léxico mental é construído pela exposição contínua e a prática no uso de certas palavras pelo indivíduo, incluindo o uso dos conceitos e construções frasais. Neste trabalho, buscou-se analisar, através da pesquisa bibliográfica exploratória, a interface entre léxico mental, linguagem e letramento científico. Tal estudo procura responder à questão sobre a importância da ampliação do léxico mental para aquisição da linguagem científica e letramento científico. Busca também apresentar evidências sobre o esforço cognitivo desprendido para o letramento científico, e se esse é próximo a construção de um léxico mental para uma segunda língua. A utilização da contextualização e a experimentação se mostram importantes para aquisição da linguagem científica e a ampliação do léxico mental.
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