Ensino Híbrido de Didáticas Ativas: As Estações do Ano na Visão de Professores da Educação Básica. Um Estudo Topocêntrico

Autores

  • Denis Eduardo Peixoto Serviço Social da Indústria (SESI)
  • Maria José Fontana Gebara Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p35-51

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia. Rotação por estações. Estações do ano

Resumo

Neste artigo, relatamos a aplicação de uma oficina didática para professores da educação básica de uma instituição privada de ensino, situada no interior do estado de São Paulo. Utilizamos o ensino híbrido, assim como a metodologia ativa da rotação por estações, para a proposição de um estudo sobre as estações do ano numa visão topocêntrica. Por meio da utilização de recursos virtuais como simuladores e planilhas eletrônicas, solicitamos aos professores que fornecessem uma explicação satisfatória sobre a ocorrência do fenômeno, utilizando de um estudo dirigido sobre a movimentação do Sol na esfera celeste. Nossos resultados apontaram que, apesar da utilização de estratégias variadas, os professores em sua maioria ainda se remeteram a explicações não topocêntricas e conceitualmente equivocadas. Concluímos, portanto, que momentos de formação continuada são de significativa importância para a promoção de um Ensino de Ciências contemporâneo e aliado a novas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Eduardo Peixoto, Serviço Social da Indústria (SESI)

Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Física, Química e Matemática.

Maria José Fontana Gebara, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Física, Química e Matemática.

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

PEIXOTO, Denis Eduardo; GEBARA, Maria José Fontana. Ensino Híbrido de Didáticas Ativas: As Estações do Ano na Visão de Professores da Educação Básica. Um Estudo Topocêntrico. Abakós, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 35–51, 2022. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p35-51. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/25127. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers