Ensino Híbrido de Didáticas Ativas: As Estações do Ano na Visão de Professores da Educação Básica. Um Estudo Topocêntrico
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p35-51Palavras-chave:
Ensino de Astronomia. Rotação por estações. Estações do anoResumo
Neste artigo, relatamos a aplicação de uma oficina didática para professores da educação básica de uma instituição privada de ensino, situada no interior do estado de São Paulo. Utilizamos o ensino híbrido, assim como a metodologia ativa da rotação por estações, para a proposição de um estudo sobre as estações do ano numa visão topocêntrica. Por meio da utilização de recursos virtuais como simuladores e planilhas eletrônicas, solicitamos aos professores que fornecessem uma explicação satisfatória sobre a ocorrência do fenômeno, utilizando de um estudo dirigido sobre a movimentação do Sol na esfera celeste. Nossos resultados apontaram que, apesar da utilização de estratégias variadas, os professores em sua maioria ainda se remeteram a explicações não topocêntricas e conceitualmente equivocadas. Concluímos, portanto, que momentos de formação continuada são de significativa importância para a promoção de um Ensino de Ciências contemporâneo e aliado a novas tecnologias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY