Educação Financeira Escolar: Tomada de Decisão e Consumo na Percepção de Estudantes do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p18-34

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar. Educação Matemática. Consumo. Tomada de decisão.

Resumo

O objetivo do trabalho foi investigar percepções de estudantes do Ensino Fundamental quando questionados sobre consumo a partir de uma atividade de Matemática. Neste trabalho, o foco está direcionado à Educação Financeira que acontece no ambiente escolar. Acredita-se que educar-se financeiramente não é atribuição apenas dos consumidores de maneira geral, mas também dos estudantes e da escola. Foi realizada a aplicação de uma atividade de Matemática, elaborada para essa investigação, referente ao consumo e conta de água de um prédio, com um grupo de cinco estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Orobó - PE, com idades entre 12 e 14 anos. Após a aplicação da atividade, os estudantes foram convidados a uma entrevista individual para discutirem sobre as respostas apresentadas. Os questionamentos tiveram o objetivo de gerar uma discussão acerca de consumo e planejamento do orçamento familiar, que apenas as respostas do ponto de vista matemático não conseguiram alcançar. Os resultados demonstram que a Matemática sozinha não é suficiente para a solução de problemas com base na vida real, ela necessita de uma discussão pautada na Educação Financeira. Como conclusão, destacamos que as atividades de Matemática podem ser uma rica ferramenta de reflexões em Educação Financeira e que o papel do professor é de grande importância neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é professora substituta do Colégio de Aplicação(UFPE), orientadora e tutora voluntária no Curso de Licenciatura em Matemática e na Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto Federal de Pernambuco(IFPE), cursa Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) , é voluntária no Instituto de Co-Responsabilidade Pela Educação e líder estadual do movimento Mapa Educação. Participa como membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM/UFPE) e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM/UFPE). Possui mestrado em Psicologia Cognitiva (2020) e graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Tem interesse de pesquisa na área de Psicologia da Educação Matemática e Educação Matemática, mais especificamente em Tomada de Decisão Financeira, Educação Financeira e Laboratório de Ensino de Matemática. Tem experiência docente no Ensino Fundamental I e II e Médio na área de Matemática.

Cristiane Azevedo Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

É professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec) e professora associada 2 da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Centro de Educação. Possui doutorado em Educação (2009), mestrado em Educação (2000) e graduação em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM).Tem experiência na área de Educação com formação de professores e nos níveis Infantil, Fundamental e Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: educação financeira, geometria na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, raciocínio combinatório, problemas multiplicativos, resolução de problemas, estratégias de resolução de problemas, problemas aditivos, livro didático, formação do professor e produção de textos matemáticos.

Izabela Cristina Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica na Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - GREF. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, realizando intervenções didáticas para o ensino de Matemática. Tem experiência docente em turmas de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e com Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem de Estatística na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Jozeildo José da Silva, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires - UNICEN

Doutorando em Enseñanza de las Ciencias – Mención: Matemática - Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UEPB (2011), especialista em Ensino de Matemática - FATEC (2008), Graduado em Licenciatura em Matemática -  UPE/UNIVISA (2005) e Física - UFRN (2010). Professor da Rede Estadual de Pernambuco e da Rede Municipal de Orobó - PE, atuou como Professor Formador do Programa Pró-letramento em Matemática (UFPA/MEC) e como Professor Formador em Ensino de Matemática por mais de 10 anos. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação, Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica.

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

SILVA, Jessica Barbosa da; PESSOA , Cristiane Azevedo dos Santos; SILVA, Izabela Cristina Bezerra da; SILVA, Jozeildo José da. Educação Financeira Escolar: Tomada de Decisão e Consumo na Percepção de Estudantes do Ensino Fundamental. Abakós, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 18–34, 2022. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p18-34. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/26356. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers