School Financial Education: Decision Making and Consumption in the Perception of Elementary School Students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p18-34

Keywords:

Financial Education. Mathematical Education. Consumption. Decision making.

Abstract

The focus of this work is on the Financial Education that takes place in the school environment. It is believed that educating yourself financially is not just the responsibility of consumers in general, but also of students and the school. Thus, our objective is to investigate the understanding of elementary school students about consumption through a mathematics activity. The activity involves the analysis of the water consumption and water bill of a building, with a group of five students, with ages between 12 and 14 years old, from the eighth grade of elementary school at a public school in the city of Orobó (PE). After concluding the activity, we invited students to an individual interview to discuss the answers presented. The questions had the objective of generating a discussion about consumption and planning of the family budget, which answers from a mathematical point of view could not reach. The results show that mathematics alone is not enough to solve problems based on real-life, indicating the need for a discussion based on Financial Education. In conclusion, we highlight that mathematics activities can be a rich tool for reflections on Financial Education and that the role of the teacher is of great importance in this process.

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Author Biographies

Jessica Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é professora substituta do Colégio de Aplicação(UFPE), orientadora e tutora voluntária no Curso de Licenciatura em Matemática e na Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto Federal de Pernambuco(IFPE), cursa Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) , é voluntária no Instituto de Co-Responsabilidade Pela Educação e líder estadual do movimento Mapa Educação. Participa como membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM/UFPE) e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM/UFPE). Possui mestrado em Psicologia Cognitiva (2020) e graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Tem interesse de pesquisa na área de Psicologia da Educação Matemática e Educação Matemática, mais especificamente em Tomada de Decisão Financeira, Educação Financeira e Laboratório de Ensino de Matemática. Tem experiência docente no Ensino Fundamental I e II e Médio na área de Matemática.

Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

É professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE (Edumatec) e professora associada 2 da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Centro de Educação. Possui doutorado em Educação (2009), mestrado em Educação (2000) e graduação em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Educação Financeira. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica (GREDAM).Tem experiência na área de Educação com formação de professores e nos níveis Infantil, Fundamental e Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: educação financeira, geometria na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, raciocínio combinatório, problemas multiplicativos, resolução de problemas, estratégias de resolução de problemas, problemas aditivos, livro didático, formação do professor e produção de textos matemáticos.

Izabela Cristina Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica na Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - GREF. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, realizando intervenções didáticas para o ensino de Matemática. Tem experiência docente em turmas de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e com Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem de Estatística na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Jozeildo José da Silva, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires - UNICEN

Doutorando em Enseñanza de las Ciencias – Mención: Matemática - Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UEPB (2011), especialista em Ensino de Matemática - FATEC (2008), Graduado em Licenciatura em Matemática -  UPE/UNIVISA (2005) e Física - UFRN (2010). Professor da Rede Estadual de Pernambuco e da Rede Municipal de Orobó - PE, atuou como Professor Formador do Programa Pró-letramento em Matemática (UFPA/MEC) e como Professor Formador em Ensino de Matemática por mais de 10 anos. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação, Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica.

Published

2022-05-13

How to Cite

SILVA, Jessica Barbosa da; PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos; SILVA, Izabela Cristina Bezerra da; SILVA, Jozeildo José da. School Financial Education: Decision Making and Consumption in the Perception of Elementary School Students. Abakós, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 18–34, 2022. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2022v10n1p18-34. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/26356. Acesso em: 24 oct. 2025.

Issue

Section

Artigos completos / Full papers