Mapeamento e Análise de Riscos em Contratações de Soluções de TI em uma Instituição Pública de Ensino Superior no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2024v12n1p88-108Palavras-chave:
Gestão de riscos, Compras públicas, Contratações de soluções de TI, Administração pública, Instituição federal de ensino superiorResumo
O objetivo deste trabalho foi mapear os riscos para o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação (TI), na instituição eleita como objeto de estudo. Realizou-se um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior, de natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa, sendo descritiva quanto aos seus objetivos. Nos resultados, dentre os principais riscos detectados estão: orçamentários; incompletude nas especificações do objeto da contratação; e descredenciamento de fornecedores nos processos licitatórios. Com base nesse levantamento, foram propostas alternativas de controle de acordo com a classificação feita em função dos riscos identificados. Este estudo contribui com a gestão dos riscos e ampliação dos conhecimentos sobre ameaças que permeiam o processo de contratações, especialmente de TI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY