Ensino da Matemática na Modalidade Remota:

Quais os Desafios Docentes com o Uso das Tecnologias Digitais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2024v12n1p69-87

Palavras-chave:

Tecnologias, Professores de Matemática, Pandemia, Ensino Fundamental, Análise estatística implicativa

Resumo

Em meio ao caos da pandemia ocasionado pela Covid-19, onde toda a sociedade foi afetada diretamente pela distância física, as escolas e os profissionais da educação também tiveram que criar meios para dar continuidade ao processo de ensinar. Nessa pesquisa, teve-se por objetivo analisar as percepções dos professores de Matemática sobre o uso das tecnologias digitais durante o período dessa pandemia. Com a presente pesquisa, também se verificou quais os recursos tecnológicos utilizados pelos professores, bem como a relação deles com o uso dessas tecnologias. A pesquisa realizada foi qualitativa, quanto a abordagem do problema e quantitativa quanto a análise dos dados, na qual utilizou-se a ferramenta de Análise Estatística Implicativa, com o auxílio do software CHIC® e para a coleta de dados foi utilizado como instrumentos os questionários. Compreende-se que, os desafios enfrentados e as experiências vivenciadas pelos professores, foram essenciais na construção de propostas educacionais, caminhos metodológicos e olhar para a importância da formação continuada dos professores. Os resultados mostram uma tendência que o uso das Tecnologias Digitais, principalmente do software GeoGebra, contribuíram para o ensino da Matemática na forma remota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseclér de Souza Becker, Secretaria Municipal de Educação - Santa Maria - RS

Professora da Rede Muncipal de Ensino da cidade de Santa Maria (RS)

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Leonardo Dalla Porta, Universidade Franciscana

Universidade Franciscana

Downloads

Publicado

2024-06-07

Como Citar

BECKER, Roseclér de Souza; MATHIAS, Carmen Vieira; PORTA, Leonardo Dalla. Ensino da Matemática na Modalidade Remota: : Quais os Desafios Docentes com o Uso das Tecnologias Digitais?. Abakós, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 69–87, 2024. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2024v12n1p69-87. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/30820. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos completos / Full papers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)