Ciência em Questão: Avaliando o Papel das Hipóteses Auxiliares na Validade das Teorias Científicas

Uma Análise do Caso da Transferência Química de Memória

Autores

  • Newton da Costa Jr. Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vanessa Martins Valcanover Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2024v12n1p109-122

Palavras-chave:

Ciências experimentais, Tese de Duhem-Quine, Transferência de memória

Resumo

Rejeitar uma teoria ou hipótese científica não é tão simples como se pensa. A condução de um teste experimental de uma teoria requer a utilização de diversas hipóteses auxiliares para adequar a teoria ou hipótese às evidências. Nunca se pode ter certeza de que é realmente a teoria e não uma hipótese auxiliar, que é a causa da falsificação do experimento. Este é o denominado problema ou tese de Duhem-Quine, tema pouco conhecido entre estudantes com interesse em ciências experimentais. Este artigo tem como objetivo examinar o papel das hipóteses auxiliares ao analisar como o problema de Duhem-Quine impacta a validade das teorias científicas. Para ilustrar esse conceito, o artigo analisa criticamente o experimento sobre a transferência de memória em planárias, conduzido pelo biólogo norte americano James McConnell. Apesar do cuidado de McConnell em criar uma grande variedade de grupos e procedimentos de controle em seus experimentos, identificamos que muitas hipóteses auxiliares possivelmente não foram consideradas, não ficando claro se a não consolidação dos resultados se deve à inveracidade da hipótese de transferência de memória, ou se uma das hipóteses auxiliares estava incorreta ou não foi adequadamente controlada. Por fim, mostramos como o problema de Duhem-Quine pode ampliar a visão das pessoas sobre ciências e o papel dos testes experimentais de novas hipóteses e teorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton da Costa Jr., Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAdm/UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUCPR).

Vanessa Martins Valcanover, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAdm/UFSC)

Downloads

Publicado

2024-06-07

Como Citar

COSTA JR., Newton da; VALCANOVER, Vanessa Martins. Ciência em Questão: Avaliando o Papel das Hipóteses Auxiliares na Validade das Teorias Científicas: Uma Análise do Caso da Transferência Química de Memória. Abakós, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 109–122, 2024. DOI: 10.5752/P.2316-9451.2024v12n1p109-122. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/abakos/article/view/31059. Acesso em: 14 nov. 2025.

Edição

Seção

Comunicações / Communications